DISCORDAR COM EMPATIA: FERRAMENTAS DA CULTURA DE PAZ

topo

ATIVIDADE CANCELADA EM VIRTUDE DO CORONAVÍRUS

 

DISCORDAR COM EMPATIA:

 FERRAMENTAS DA CULTURA DE PAZ

Dias: 2, 9, 16, 23 e 30 de abril
Horário: 13h30 às 17h

Descrição

O Programa Carta da Terra em Ação volta ao SESC Itaquera para compartilhar experiências e aprender que é possível discordar de opiniões e ações, com empatia, usando as ferramentas da cultura de paz.

 Facilmente notamos que nossa sociedade está muito dividida e em confronto sobre muitas questões, rompendo relações de amizade, familiares, de vizinhança. Até mesmo a maioria dos crimes é cometida por motivos fúteis. A diversidade é uma riqueza e as diferenças nos fazem avançar, mas o confronto fecha as janelas da convivência, ergue muros, destrói pontes. Neste cenário, ninguém avança.

Esse programa é sobre como dialogar com empatia, buscando manter a saúde das relações.

Este curso é fruto da parceria SESC - Itaquera e UMAPAZ e faz parte do programa Carta da Terra em Ação, que tem como um de seus compromissos promover ações para que posamos entender que é possível discordar de opiniões e ações, com empatia, usando as ferramentas da cultura de paz.

 

Metodologia

Haverá exposições dialogadas, com apoio de apresentações visuais e textos, e dinâmicas em grupo, de modo a possibilitar a visão prática dos conceitos apresentados.
   

Conteúdo Programático

1. Conflitos e Violência
Qual a definição de conflito e quais as reações mais comuns das partes em conflito? Onde estão as raízes dos conflitos? Vamos conversar sobre a violência estrutural e outras violências, bem como a percepção de violência e reações frequentes.

2. Valores individuais e coletivos: o que define as suas decisões?
Conversaremos sobre como os valores são construídos e adquiridos na sociedade. Como emolduram as decisões de grupos e de pessoas. E também sobre o papel dos agentes que reforçam ou inscrevem valores na sociedade contemporânea, como a família, os políticos, a mídia.

3. Tolerância
Qual a definição de Tolerância? Há limite para a tolerância? Devemos tolerar os intolerantes? Tolerância não serve para extinguir o conflito, para mediar ou encaminhá-lo. Tolerância é uma das ferramentas da cultura de paz usada para reconhecer a história de vida do outro.


4. Diálogo
O diálogo implica escuta e fala - o que é a comunicação não violenta, como é possível praticá-la. Como exercitar a comunicação não violenta face a face e no WhatsApp. Os disfarces na mídia. As fake news e a cultura de paz.

5. O que fazer quando as partes não querem dialogar?
As partes em conflito têm diferentes capacidades e poderes na sociedade. Essa desigualdade de poder impacta as possibilidades de diálogo e encaminhamento dos conflitos. Uma das formas de solidariedade social é o empréstimo de voz. Em casos de confronto ou recusa de diálogo que ferramentas a cultura de paz oferece?

Facilitação

Rodrigo Estramanho – Bacharel em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (ESP) é Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).


Lourdes Alves de Souza – psicóloga, especialista em Psicoterapia Infantil e Comunitária. Pós-graduada em Gestão do Conhecimento pela Faculdade SENAC.


Larissa Gondim – doutora em Ética e Filosofia Política pela UFSCar, mestre em Filosofia pela UFPB e mestre em Direitos Humanos pela UFPB.


Ana Paula Navarro – Psicóloga, psicoterapeuta, consultora e educadora. Doutoranda e Mestre em Psicologia Clínica, Núcleo Junguiano - PUC SP. Pós graduada em Jogos Cooperativos e formações em metodologias cooperativas.


Lia Salomão – geógrafa, especialista em sustentabilidade, na articulação, facilitação e coordenação de projetos de Educação Ambiental.

Coordenação

Débora Pontalti 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

                 

 

Sobre

Público: O programa é uma oportunidade para pessoas que querem refletir em conjunto sobre essas situações de conflito, sobre como compartilhar opiniões e discutir sobre assuntos sem romper as relações, contribuindo para melhorar a vida de todos.

Parceria: SESC Itaquera

Vagas: 40

Dias:  2, 9, 16, 23 e 30 de abril de 2020 - quintas-feiras

Horários:  das 13h30 às 17h00 

Carga horária total: 17 horas e 30 minutos

Local: SESC Itaquera

Endereço: Av. Fernando do Espírito Santos Alves de Mattos, 1000, Itaquera.

 

Como chegar no SESC Itaquera

 

Confira nossas redes socias

 

  •