Ciclo de Palestras: “Arte e Saúde na Cidade de São Paulo”

topo

Ciclo de Palestras:

  “Arte e Saúde na Cidade de São Paulo”

Dia: 2 a 23 de outubro, quartas-feiras
Horário: 19h30 às 21h.

Descrição

  O Ciclo de Palestras tem como objetivo apresentar fazeres que acontecem no município de São Paulo e contribuem para uma cidade mais humana, justa, equilibrada e inteligente.


  São experiências na área da saúde que utilizam a arte como elemento transformador em direção à cultura de paz, ecologia e sustentabilidade. Os encontros pretendem promover uma reflexão sobre o papel da arte e da criatividade na sustentabilidade social, na transformação do homem, como elemento da natureza, numa entidade autoconsciente e humanizada, com a capacidade de construir um modelo sócio organizacional identificado com a sua essência humanista e relações sociais fraternas e solidárias.

Conteúdo Programático

02/10/2019 : das 19:30h ás 21h

ARTETERAPIA NO CORA - Centro Oncológico de Recuperação e Apoio.


A Arte permite maneiras diferenciadas de percepção e ampliação do conhecimento da natureza, suas formas, suas cores, seus processos, seus odores, sua capacidade de transformação e criação.

A necessidade da Arte é crucial para desenvolver a percepção e a imaginação, e consequentemente, o desenvolvimento da capacidade criadora.

O processo criativo envolvido no fazer arte, permite ao paciente com câncer que ele tome posse dos seus recursos assim como também de suas limitações fortalecendo a sua autoimagem.

A experiência criativa pode ajudar o paciente com câncer a enfrentar seus medos, suas dores, suas angústias na medida em que possam se expressar, elaborar e re-significar.

O trabalho criativo com os pacientes oncológicos possibilita uma sustentabilidade emocional importante para lidar com a doença, tanto do ponto de vista energético quanto do ponto de vista de recursos. O produto final é o resgate da saúde dentro de uma visão integral que abrange o físico, o emocional, o mental e o espiritual alcançando assim uma maior consciência ecológica.

Palestrante: Regina Chiesa
Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1976) e mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). Atualmente é profa. de vários cursos de pós-graduação lato sensu em Arteterapia. Foi professora do curso de pós-graduação lato sensu em Ecologia, Arte e Sustentabilidade da parceira UMAPAZ e UNESP. Autora do livro O Diálogo com o Barro, o Encontro com o Criativo. Casa do Psicólogo, 2004.

 

 

09/10/2019 das 19:30h ás 21h

‘’A reabilitação do Traumatismo Crânio Encefálico : O papel da Arte-reabilitação” – Trabalho desenvolvido na AACD

O Traumatismo craniano é uma importante causa de mortalidade entre a população: de jovens, crianças e pessoas mais velhas. Os acidentes de trânsito são os maiores responsáveis por essas lesões.
Os acidentes têm determinado um importante impacto na saúde da população. As taxas brasileiras são muito altas em comparação com outros países, quinto lugar. Os serviços de saúde necessitam de vários profissionais e equipamento especializado para atendimento à essas vítimas :cirurgiões, neurologistas , fisiatras, terapeutas ocupacionais psicológos ,arte-reabilitadores.
A Arte- reabilitação é uma terapia, que pode ajudar o paciente a organizar
vestígios da vivência antiga, quando a atividade mental tornou-se precária
por um acontecimento traumático.

Palestrante: Ana Alice Francisquetti
Artista plástica gravadora. Arteterapeuta , Arte -reabilitadora. Fundadora e coordenadora do Setor de Arte- reabilitação da Associação de Assistência à Criança deficiente. AACD (1985-2011) .Professorae supervisora do curso de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae. Trabalha no projeto ''Arte transformando a dor" em Hospital. Vários artigos publicados sobre o tema reabilitação em revistas especializadas. Autora
(coordenadora)., dos livros , Arte Medicina, LMP editora , Arte reabilitação, editora Memnon. Arte-reabilitação - um caminho inovador na área da Arteterapia, Wak editora

 

 

16/10/2019 - das 19:30h ás 21h

Arte do Teatro em Hospitais Pediátricos. - Pronto Sorrir


Este encontro visa promover uma reflexão sobre a relevância de trabalhos artísticos dentro de segmentos da saúde, usando como principal referência o trabalho que a Pronto Sorrir realiza há sete anos em hospitais pediátricos de São Paulo.
Falaremos sobre a potência do brincar, sobre a solidão que muitas vezes é sentida dentro do hospital, e da importância e possiblidade de construção de novas narrativas para a experiência hospitalar, que, por meio da brincadeira e imaginação, podem contribuir para que a criança, seus acompanhantes e funcionários construam uma narrativa mais colorida e lúdica dentro de contextos muito difíceis.
Palestrante: Helena Miguel
Atriz, palhaça e arte educadora. Formada em Licenciatura em Artes/Teatro pela UNESP e em interpretação pela Escola de Arte Dramática da USP. Fundadora, diretora e atriz do Pronto Sorrir, onde atua como a fada Sinão.
http://www.prontosorrir.org

 

 

23/10/2019 – das 19:30h ás 21h
Arte e Saúde Mental – Retratos Para a Vida - Trabalho realizado no CECCO V.Prudente
O Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) da Vila Prudente, da Secretaria da Saúde da Prefeitura do Município de São Paulo foi criado em 1991 como parte de um sistema de atendimento alternativo às internações cronificantes em hospitais psiquiátricos. Tem por objetivo a integração de pessoas portadoras de sofrimento mental com a comunidade e, como consequência, a redução de surtos psicóticos, da agressividade, de internações psiquiátricas e de remédios. A integração é feita pela participação dos usuários em diversas oficinas, frequentadas também por outras pessoas da comunidade.
O desenho e pintura de retratos de modelo vivo dos usuários mostraram ser uma forma de arte terapia. Observou-se que essa atividade promoveu, nos indivíduos retratados, uma perceptível melhora da autoimagem e da autoestima, bem como mudanças no comportamento e nos hábitos de higiene, com maior comunicação interpessoal e ampliação da inclusão no social.

Palestrante: Maricy Montenegro
Fonoaudióloga, artista plástica, arte educadora e educadora na UMAPAZ, Master Practitioner em Programação Neurolinguistica. Atuou durante cinco anos no CECCO V. Prudente.
 

Coordenação

Maricy Montenegro

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    

 

Sobre

Público: Interessados.

Vagas: 50.

Dias: 2 a 23 de outubro, quartas-feiras

Horário: 19h30 às 21h.

Local: Sede da UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições:
- para receber certificado com 75% de presença é necessário fazer inscrição
- é possível assistir á palestras avulsas sem inscrição
 

Inscrições encerradas

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •