CAPACITAÇÃO PARA O TRABALHO: TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

topo

CAPACITAÇÃO PARA O TRABALHO: TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

Dia: 7 de outubro a 2 de dezembro, segundas-feiras
Horário: 9h às 12h

Vagas esgotadas

 

Descrição

A Terapia Assistida por Animais (TAA), também conhecida como Pet Terapia, Zooterapia ou Terapia Facilitada por Animais, tem como objetivo principal que os animais, como seres integrantes do Meio Ambiente, façam parte do processo terapêutico e de socialização das pessoas. É uma prática antiga em vários países e é largamente utilizada em diversas condições, como, por exemplo, idosos em asilos, pessoas com deficiência física, pessoas com deficiência intelectual, crianças em situação de vulnerabilidade e pessoas hospitalizadas, com comprovação de muitos benefícios relacionados ao bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva. No Brasil, existe legislação específica sobre esta prática que vem ao encontro da Política de Humanização, que norteia as Práticas de Atenção e Gestão em Todas as Instâncias do SUS. Outros exemplos de benefícios obtidos por meio da utilização da Terapia Assistida por Animais são: controle do estresse, diminuição da pressão arterial e redução do risco de problemas no coração. A Terapia Assistida por Animais é muito importante para alcançar a saúde, tendo em vista que, segundo a Organização Mundial da Saúde, esta consiste em um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Este tipo de atividade proporciona aos seres humanos o convívio com os animais, e, assim, estabelece equilíbrio entre as comunidades e o Meio Ambiente. Desta forma, o presente curso tem como principal objetivo proporcionar aos participantes condições para conhecer e compreender o processo de Terapia Assistida por Animais, bem como a sua importância.

Conteúdo Programático

8 AULAS – SEGUNDAS-FEIRAS
• OUTUBRO 2019 – SEGUNDAS-FEIRAS: DIAS 7, 14, 21 (DIA 28 É FERIADO) Auditório 2
• NOVEMBRO 2019 – SEGUNDAS-FEIRAS: DIAS 4, 11, 18 E 25 Auditório 2
• DEZEMBRO -2019 – SEGUNDA-FEIRA: DIA 2
• HORÁRIO – DAS 9 ÀS 12 HORAS

1. DIA 7 DE OUTUBRO – (FABIO BATISTA ANTONIO e NATALIA VISCIGLIA)
Definição, conceitos e histórico e legislação no Brasil e no Mundo
Aplicação (em que casos é utilizada). Idosos, crianças doentes, adultos doentes, pessoas com deficiência, crianças com dificuldades escolares e de relacionamento.

2. DIA 14 DE OUTUBRO – (MARINA CIVITA – VETERINÁRIA)
Cuidados com os animais. Cuidados com as zoonoses. Legislação relacionada aos animais.


3. DIA 21 DE OUTUBRO – FUNÇÃO DE DIVERSOS PROFISSIONAIS NO PROCESSO DE TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS
• Bióloga - LAIS PORTASIO CACCIA
• Fisioterapeuta - CLAUDINÉA GUEDES YAMASHIRO
• Fonoaudióloga - GLÍCIA RIBEIRO DE OLIVEIRA
• Psicóloga - NATALIA VISCIGLIA

 
28 DE OUTUBRO – FERIADO (DIA DO SERVIDOR PÚBLICO)


4. DIA 4 DE NOVEMBRO – EQUOTERAPIA
- Metade da turma – Teoria com o Capitão da Polícia Militar de SP - SYLLAS JADACH OLIVEIRA LIMA (NA UMAPAZ)
- Metade da turma – Prática com o Tenente da Polícia Militar de SP - LEANDRO LOPES ALCAMIN (Na Polícia Militar de SP)

5. DIA 11 DE NOVEMBRO – EQUOTERAPIA
- Metade da turma – Teoria com o Capitão da Polícia Militar de SP - SYLLAS JADACH OLIVEIRA LIMA (NA UMAPAZ)
- Metade da turma – Prática com o Tenente da Polícia Militar de SP - LEANDRO LOPES ALCAMIN (Na Polícia Militar de SP)

6. DIA 18 DE NOVEMBRO – "Seleção e treinamento de cães co-terapeutas" – (FABIO BATISTA ANTONIO).


7. DIA 25 DE NOVEMBRO
– Aula Prática (FABIO BATISTA ANTONIO, LAIS PORTASIO CACCIA e NATALIA VISCIGLIA).
Com a participação de crianças e jovens da Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) Alencar Gomes Ferreira.

8. DIA 2 DE DEZEMBRO – EMPREENDEDORISMO – (LAIS PORTASIO CACCIA).

 

Facilitação

CLAUDINÉA GUEDES YAMASHIRO: Fisioterapeuta, Especialista em acupuntura e fisioterapia ortopédica e traumatológica, mestre em Ensino em Ciências da Saúde, Fisioterapeuta responsável pela Fisioterapia Assistida por Cães do Instituto Nacional de Atividades e Terapia Assistida por Animais (INATAA), diretora pedagógica e docente do Instituto SeneS de Fisioterapia e Acupuntura.


FABIO BATISTA ANTONIO: Adestrador especialista em comportamento animal, ex-coordenador do grupo de palestras e ex-integrante do Grupo de Estudos científicos da Cão Cidadão. Palestrante na Pet South América em 2015 e 2016 e no congresso Sul- Brasileiro de especialidades veterinárias Feipet- RS 2017. Foi adestrador responsável do quadro "Desafio pet"no "Programa da Eliana"- SBT, Programa "Bem estar" - Rede Globo e da Série "O Zoo da Zu"- Discovery Kids. Coordenador de visitas no Instituto Cão Terapeuta e sócio no Retiro Pet, Hospedagem, comportamento e bem estar animal.
 

GLÍCIA RIBEIRO DE OLIVEIRA: Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutorado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Aprimoramento em Práticas Clínicas Fonoaudiológicas - Cefac SP; Representante do Núcleo de Criação da REATAA - Rede de Atividade, Terapia e Educação Assistida por Animais - na área de Atividade Assistida por Animais.


LAIS PORTASIO CACCIA: Bióloga; Educadora Ambiental; Formanda em Ecopsicologia e Ecologia Profunda; Pós-Graduanda em Manejo e Conservação de Fauna Silvestre; Fundadora da empresa Bioterapia Natureza há 3 anos.


LEANDRO LOPES ALCAMIN: Formado na Escola Superior de Soldados em 1994 (Ribeirão Preto); Curso de Cinotecnia (Adestramento de cães policiais) em 1997, Canil da Polícia Militar de São Paulo; Estágio sobre uso de munição de impacto controlado em 2004, Força Tática do 33º BPM/I Barretos; Curso Especializado de faro e busca em matas com emprego de cães em 2006, Canil da Polícia Militar de São Paulo; Curso de Policiamento Montado em 2013, Regimento de Polícia Montado "9 de Julho"; Curso Básico de Equoterapia em 2015, RPMon/Ande Brasil; Formado na Escola Superior de Sargentos em 2017; Curso de Doma e Condução de Cavalos para emprego em Equoterapia em 2018, Fundação Rancho GG em Ibiúna; Palestrante no 9º Curso Básico sobre Equoterapia, RPMon/Ande Brasil em 2019.


MARINA CIVITA: Primeira faculdade: Biologia marinha na FAU (Florida Atlantic University) – 1993. Graduada em Medicina Veterinária pela FMU - 2008. Residência em clinica e cirurgia de grandes animais na FMU – 2009-2011. Pós-graduação na UniFAJ em Diagnóstico e Cirurgia de equinos – 2011-2013. Mestrado na FMVZ - USP em Clínica Médica de equinos – 2015-2017. Atua a campo e em clinica própria (Clínica Veterinária DARESA LTDA) em Embu Guaçu – SP.

 

NATALIA VISCIGLIA: Psicóloga, Psicopedagoga e Psicomotricista. Atuação na área social como Psicóloga Técnica em SAICA. Experiência com crianças em situação de risco e comportamento antissocial. Cursos de formação psicanalítica no Instituto Winnicottiano de São Paulo. Especialista em Terapia Assistida por Animais. Equoterapeuta com especialização em técnicas voltadas para crianças com dificuldades de aprendizagem pela Ande Brasil. Estudiosa e Palestrante sobre TAA. Cursando especialização em Neuropsicologia.

 

SYLLAS JADACH OLIVEIRA LIMA: Capitão PM Syllas Jadach Oliveira Lima, Professor de equitação (pós-graduação Escola de Equitação do Exército), especialização em Reabilitação Equestre (ANIRE - Itália), pós-graduação em Neurociência aplicada à educação e autor do livro "O cavalo na equoterapia e na interface equitação/ reabilitação"

Coordenação

Ruth Weg e Eliane Terezinha dos Santos Bosio

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

   

 

Sobre

Público: Pessoas que tenham interesse pelo tema.

Vagas: 70

Certificados: terão direito os alunos que obtiverem mínimo de 75% de frequência.

Dias:

• OUTUBRO 2019 – SEGUNDAS-FEIRAS: DIAS 7, 14, 21
• NOVEMBRO 2019 – SEGUNDAS-FEIRAS: DIAS 4, 11, 18 E 25
• DEZEMBRO 2019 – SEGUNDA-FEIRA: DIA 2
• HORÁRIO – DAS 9 ÀS 12 HORAS

Horário: 9h às 12h

Local: Sede da UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Vagas esgotadas

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •