CURSO - “DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO DE FAUNA: IMPORTÂNCIA NAS FASES DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL”

topo

CURSO “DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO DE FAUNA: IMPORTÂNCIA NAS FASES DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL”

Dia: 8, 10, 15 e 17 de Abril de 2019
Horário: 18h às 22h

Descrição

Os estudos relacionados à fauna propõem levantar os dados reais da biodiversidade de uma região, em um determinado espaço e tempo previamente definidos. Estes dados primários gerados por tais levantamentos compõem uma das principais ferramentas na tomada de decisões no que se refere à implantação de grandes empreendimentos ou até mesmo na necessidade de conservação de ecossistemas e manejo de áreas naturais.
Como sendo o Brasil um dos países de maior diversidade biológica do mundo, qualquer alteração paisagística ou ecossistêmica, estudos avançados fazem-se necessários antes, durante e após a proposição e implantação de qualquer atividade/empreendimento que cause impactos ambientais em determinado bioma ou localidade.
No entanto, é importante entender que a diversidade local jamais será amostrada de forma completa, o que significa de que uma amostra é a obtenção de uma parte representante da totalidade do objeto de estudo. Daí a importância de se conhecer e se aplicar técnicas e metodologias adequadas a cada área e táxon de estudo, a fim de se interpretar os dados obtidos com fidedignidade de forma a identificar a situação atual e futura dos diversos grupos faunísticos dentro do processo de Licenciamento Ambiental.
De maneira geral, este curso pretende trazer diferentes técnicas e metodologias aplicadas aos levantamentos de fauna presentes nos estudos ambientais integrantes do processo de Licenciamentos Ambiental, tais como: Estudos de Impacto Ambiental (EIA), Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), Relatório Ambiental Simplificado (RAS), Relatório Ambiental Prévio (RAP).

Conteúdo Programático

- Mastofauna: metodologia de levantamento de mamíferos, armadilhas, armadilhas fotográficas, interpretação de vestígios.
- Avifauna: metodologia de levantamento de aves, interpretação de vestígios, uso de equipamentos (playback, binóculos, etc).
- Herpetofauna: metodologia de levantamento de répteis e anfíbios, armadilhas (tipos), interpretação de vestígios. 
- Icitiofauna: metodologia de levantamento de peixes e fauna bentônica, armadilhas (tipos) e redes.

Facilitação

Biólogo Eduardo Martins
Graduado pela Universidade de Guarulhos, Bacharel em Biologia em 1989, fez Pós-graduação no Departamento de Ciências Ambientais - USP em 1994 e o curso de Gestão Ambiental - Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública – USP em 1999. Atua como consultor técnico ambiental desde 1994 e possui vasta experiência na coordenação de equipes em campo e projetos de diagnósticos da fauna silvestre e flora nos biomas da Mata Atlântica, Amazônico, Cerrado e Pantanal, especialmente para a implantação de empreendimentos das diversas áreas da engenharia. .

 

Coordenação

Luciene Lopes Lacerda

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

   

 

Sobre

Público: Biólogos, Engenheiros Florestais, Engenheiro Ambientais, Agrônomos, Técnicos ambientais, Veterinários, Especialistas de órgãos públicos e demais interessados.

 Vagas: 60.

Dia(s): 8, 10, 15 e 17 de Abril de 2019

Horário: 18h às 22h

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições: Participarão os primeiros 60 inscritos.

Vagas esgotadas

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •