Metodologias Integrativas em Educação Ambiental- Curso Introdutório

topo

Metodologias Integrativas em Educação Ambiental- Curso Introdutório

Dia: 14/2 a 30/5 de 2019.
Horário: 9h às 12h30.

Inscrições encerradas

 

Descrição

O curso introdutório visa realizar um passeio pelas metodologias utilizadas na UMAPAZ fortalecendo as práticas pedagógicas em Educação Ambiental a partir das experiências teórico-práticas dos profissionais que atuam na UMAPAZ Formação. Um primeiro contato que pode inspirar um longo caminho de aprofundamento através de uma grande oferta de cursos, oficinas e atividades em cada uma das áreas propostas num percurso de livre aprendizagem feito pelo próprio participante na UMAPAZ.

As Metodologias Integrativas - MI - compõem um dos programas da UMAPAZ Formação e partem do pressuposto de que os processos de Educação Ambiental e do cultivo dos valores da Cultura de Paz se encontram nas dimensões subjetiva e intersubjetiva da vida. Compreendidas pelas abordagens, métodos e técnicas que buscam integrar/recompor as dimensões corporal, mental, emocional e espiritual do ser humano tanto no âmbito pessoal quanto no coletivo, fortalecendo a participação e cooperação entre os indivíduos e construção de coletivos, as MI trabalham o corpo e o intelecto, a arte e a sensibilidade, o diálogo e a escuta ativa na direção da construção de uma sociedade mais equânime e sustentável.

O curso introdutório visa realizar um passeio pelas metodologias utilizadas na UMAPAZ fortalecendo as práticas pedagógicas em Educação Ambiental a partir das experiências teórico-práticas dos profissionais que atuam há muitos anos na UMAPAZ Formação. Um primeiro contato que pode inspirar um longo caminho de aprofundamento através de uma grande oferta de cursos, oficinas e atividades em cada uma das áreas propostas num percurso de livre aprendizagem feito pelo próprio participante na UMAPAZ.

14/fevereiro: Introdução ao curso, acolhimento e presença com Débora Pontalti Marcondes, Estela Gomes e Lia Salomão: momento de conhecer a proposta do curso, chegar no grupo, conhecer e se aproximar das pessoas. Momento de trazer a presença de cada participante com suas próprias expectativas e diferentes propósitos para formar o grupo que trabalhará junto, realizar os acordos de funcionamento dos encontros e sentir-se acolhido no espaço da UMAPAZ.

21/fevereiro: Educação Ambiental com Débora Pontalti Marcondes e Lia Salomão: pausa para reflexão sobre os conceitos de EA, processos de ensino-aprendizagem que buscam transformação e atuação consciente. Refletir sobre as dimensões subjetiva e intersubjetiva da Educação Ambiental buscando ampliar as perspectivas de aprendizado, vivenciar valores, exercitar a cooperação, compartilhar significados e pensar ações na direção da sustentabilidade em todos os desafios em que a atualidade se apresenta.

28/fevereiro: Diário-de-bordo com Cristiana Bernardi Isaac: exercício prático de construção de um livro ou caderno artesanal onde serão registrados os encontros do curso através de recursos artísticos como desenhos, textos, colagens, notícias de imprensa, poemas, pinturas, fotografias, recortes etc. Tendo como objetivo registar as memórias, os conteúdos, as impressões, os sentimentos experenciados ao longo do curso, daremos início à construção deste material por meio de uma produção criativa subjetiva e temporal como um diário de registros que ao final do curso poderá ser compartilhado entre o grupo e com outras pessoas.

14 e 21 março: Diálogo com Márcia Moura: reflexão sobre o Diálogo na visão de David Bohm que, mais que uma metodologia, propõe uma postura dialógica perante o mundo. Serão apresentados seus principais objetivos, sua ética e as condições para que ele aconteça. Estimularemos a busca de um território compartilhado e de escuta, através de vivências em círculo, sem que sejam necessárias concordâncias, discordâncias, análises ou juízo de valor. O Diálogo visa melhorar a comunicação e observar o processo do pensamento coletivo. É uma forma de fazer circular sentidos e significados, produzir ideias novas, abrindo questões, identificando e observando os pressupostos.

28/março: Danças Circulares com Estela Gomes - prática integrativa de dança em grupo com passos tradicionais e contemporâneos dos povos, baseada no trabalho desenvolvido pelo alemão Bernhard Wosien. Trabalha a presença no aqui e agora, o reconhecimento e respeito pelas diversas culturas, a celebração dos processos da vida, a cooperação, o pertencimento, o cultivo dos valores, a afetividade e a alegria. No círculo nos conscientizamos de nosso papel no grupo para transformarmos nossa relação conosco, com o outro e com toda a comunidade de vida.

04/abril: Metodologias Integrativas na Educação Ambiental com Débora Pontalti Marcondes, Estela Gomes e Lia Salomão: pensando no desafio da Educação Ambiental de transformação da relação entre Homem e Meio, refletiremos como as MI, que tem como foco a formação de coletivos, identificação e incorporação do outro e o estímulo à ação, nos ajudam a traçar um caminho para sociedades sustentáveis.

11/abril: Olhar e o desenho da natureza com Maricy Montenegro – vivência de desenho com o intuito de desenvolver o sentido de preservação da natureza em sua biodiversidade através do cultivo da relação amorosa do homem com a natureza. A partir da teoria dos hemisférios cerebrais serão realizados exercícios de desenvolvimento do olhar na observação de árvores e plantas do Parque Ibirapuera.

18/abril: A pintura com elementos da natureza com Eliane Bosio– utilizar elementos da natureza encontrada no Parque Ibirapuera como folhas, sementes e galhos e realizar produções de pintura em tecido e papel. Exercício de criatividade e sensibilidade no uso das formas, cores e texturas diversas inspiradas nos elementos naturais, no reaproveitamento dos materiais e cultivo da relação afetiva do ser com o meio ambiente.

25/abril: Tai Chi e Meditação com Suely F. Bassi - propõe articular o Tai Chi Pai Lin como prática milenar de união e equilíbrio do homem com a Natureza, com os temas de Educação Ambiental e os valores da Cultura de Paz. O ponto inicial da aprendizagem é o autoconhecimento, percepção de capacidades, potencialidades e limites, e assim incorporar bem estar consigo e com o meio. É uma forma de observarmos o ambiente a partir de uma perspectiva interna, de cuidado e percepção de equilíbrios e desequilíbrios que podemos aprimorar a todo o momento.

02/maio: Arte narrativa e as Bonecas Abayomi com Eliane Bosio e convidada Maria Cecilia Martins Ferri – a arte narrativa existe desde tempos imemoriais para recontar a vida das comunidades, resgatar valores, exercitar o respeito e acordar os sonhos. O valor da contação através da história e confecção das bonecas Abayomi de origem africana feitas com retalhos de tecidos e as mãos resgata gostos pessoais, cultura familiar, cultura local e promove interação social.

09/maio: Aventura Ambiental coordenada por Andréa Bossi - visita monitorada ao Viveiro Manequinho Lopes em que serão abordadas curiosidades sobre a história e a biodiversidade do parque Ibirapuera. Durante o percurso o público é convidado a participar de dinâmicas interativas com o ambiente, exercitando a afetividade e propiciando uma reflexão sobre a relação com a natureza.

16 e 23/maio: Mini jardins com Juscelino N. Shiraki e Helena Quintana: inspirados pela obra de Charles Jencks (1939 – Baltimore, USA), arquiteto teórico, paisagista, designer, escultor e autor do projeto paisagístico da Portrack House: Garden of Cosmic Speculation (Escócia), a proposta é confeccionar mini jardins temáticos. O primeiro encontro será realizado na Escola Municipal de Astrofísica com uma sessão no Planetário e a segunda aula na UMAPAZ.

30/maio: Encerramento e avaliação do curso com Débora Pontalti Marcondes, Estela Gomes e Lia Salomão.

Facilitação

ANDRÉA BOSSI - graduada em Ecologia pela UNESP Rio Claro e Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pelo CREA/USP São Carlos. É Analista de Meio Ambiente da Secretaria do Verde e Meio Ambiente desde 2011. Atuou por 13 anos em projetos socioambientais junto ao Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), SESC, Instituto Ecoar para a Cidadania, Instituto Supereco, entre outros projetos e instituições. Atualmente faz parte da equipe da UMAPAZ-3 coordenando o Programa Aventura Ambiental.
CRISTIANA BERNARDI ISAAC - Mestre em Arquitetura e Urbanismo (USP), pesquisa: “Arte e Paisagem”. Formação em Arquitetura e Urbanismo e Artes Plásticas (FAAP). Professora de desenho, artes, entre outros; atualmente educadora na UMAPAZ-3.
DÉBORA PONTALTI MARCONDES - bióloga e bacharel em Turismo, integrante da equipe da UMAPAZ há 12 anos. Atualmente coordena o Programa Carta da Terra em Ação e é a idealizadora e host do Janela Verde Podcast. Tem afinidade por temas que refletem a relação com a biodiversidade e trazem o diálogo com a cidade para o centro da discussão.
ESTELA MARIA GUIDI PEREIRA GOMES - Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Formação no Treinamento Internacional da Academy for Movement & Awareness - Método Harmonia de Nanni Kloke.
ELIANE TEREZINHA DOS SANTOS BOSIO - Professora de Artes Industriais (PUCRS), Artes Plásticas (UFRGS), Especialização em Arteterapia e Oficinas Pedagógicas na Educação Especial.
Atua a quatro anos na UMAPAZ Formação como coordenadora e facilitadora em Educação Ambiental e Cultura de Paz.
HELENA QUINTANA MINCHIN - Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte). Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera / DEPAVE-6) e Chefe de Aprovação (Subprefeitura Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.
JUSCELINO NOBUO SHIRAKI - Engenheiro Agrônomo graduado pela UNESP Botucatu. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo e atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ – Departamento de Educação Ambiental da SVMA.
LIA SALOMÃO - Geógrafa especialista em sustentabilidade há nove anos na UMAPAZ trabalhando na articulação, facilitação e coordenação de projetos de Educação Ambiental que visam impulsionar transformações socioambientais para uma cidade mais Sustentável e Educadora. Atualmente coordena o Programa Carta da Terra em Ação.
MÁRCIA AMÉLIA MOURA - Psicóloga, Educadora Ambiental, Especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade e designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Coordenadora e Facilitadora do Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência na UMAPAZ.
MARICY MONTENEGRO - Fonoaudióloga, Arte educadora, Master Practitioner em Programação Neurolinguística, com Especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade. Educadora da UMAPAZ, contando com 30 anos de experiência no trabalho com grupos para o desenvolvimento da comunicação, expressão oral, corporal, plástica, escrita e da criatividade.
SUELY FELDMAN BASSI – Psicóloga e Nutricionista, com especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade, designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education e Carta da Terra em Ação. Coordenadora do Programa Meio Ambiente e Saúde na UMAPAZ e instrutora de Tai Chi Pai Lin.

 

Coordenação

Estela Maria Guidi Pereira Gomes.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

     

 

Sobre

Público: Interessados.

Vagas: 50.

Dia(s): 14, 21 e 28 de fevereiro; 14, 21 e 28 de março; 04, 11, 18 e 25 de abril; 02, 09, 16, 23 e 30 de maio de 2019.

Horário: 09h às 12h30.

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições encerradas

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •