Novos Padrões de Consumo
Dias: 21/3 e 28/3
Horário: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Descrição
Esta formação estabelece uma correlação entre os grandes desafios ambientais da atualidade, novos padrões de consumo e as oportunidades trazidas pela inserção de questões ambientais às atividades, serviços e negócios. Serão abordadas tendências nacionais e internacionais de sustentabilidade e seu impacto na economia atual e futura, além de estudos de caso de produtos e serviços alinhados a propósitos ambientais. Serão introduzidos conceitos sobre o ciclo de vida de produtos, análise da cadeia produtiva e as consequências para empreendedores sociais e pessoas que atuam ou gostariam de atuar nos setores de produção e consumo alinhados às tendências de sustentabilidade. As oportunidades de diferenciação e vantagem competitiva oferecidas aos negócios orientados pela sustentabilidade abrem um novo mercado para a construção de uma sociedade mais justa e uma economia de baixo carbono.
Público
Esta formação é direcionada a pessoas com interesse em alinhar suas atividades às tendências de sustentabilidade e a novos padrões de consumo, ou que gostariam de usar a sustentabilidade como diferenciação e vantagem competitiva para seu negócio. Empreendedores sociais e pessoas que atuam ou gostariam de atuar nos setores de produção e consumo alinhados às tendências de sustentabilidade podem fazer uso desta formação para transformar a sustentabilidade e os grandes desafios ambientais em oportunidade para reduzir custos, riscos, estimular a inovação e agregar valor real aos negócios.
Conteúdo Programático
o Os grandes desafios ambientais da atualidade;
o Impactos dos desafios ambientais nos setores produtivo e de consumo;
o Tendências nacionais e internacionais de sustentabilidade;
o Estratégias ambientais para criar valor e construir vantagens competitivas;
o Novos padrões de consumo;
o Movimentos que inspiram transformações e mudanças de hábito;
o Ciclo de vida dos produtos;
o Análise da cadeia produtiva.
o Estudos de caso
Metodologias
• Aulas expositivas, estudos de caso e dinâmicas de grupo.
• Cronograma de aula:
• 4 encontros de 3 horas.
Cronograma de Aulas
Aula 1 - 21/03 - manhã - 9 às 12h
Os grandes desafios ambientais da atualidade;
O impacto dos desafios ambientais nos setores produtivo e de consumo;
Aula 2 - 21/03 - tarde - 13h30 às 16:30
Tendências nacionais e internacionais de sustentabilidade;
Estratégias ambientais para criar valor e construir vantagens competitivas;
Aula 3 - 28/03 - manhã - 9 às 12h
Novos padrões de consumo;
Movimentos que inspiram transformações e mudanças de hábito;
Aula 4 - 28/03 - tarde - 13h30 às 16:30
Ciclo de vida dos produtos;
Análise da cadeia produtiva;
Estudos de caso.
Facilitação
Giovana Barbosa de Souza: Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália. Especialista em Educação Infantil, Relações Públicas de graduação, Coordena projetos voltados à infância, arte e natureza. Coordenadora de projetos e docente na UMAPAZ – Universidade Aberta de Cultura de Paz e Meio Ambiente, consultora de projetos voltados à Infância, Sustentabilidade e Direitos Humanos.
Mariana de Cillo Malufe Spignardi: Formada em Liderança para a Sustentabilidade na Universidade de Harvard, Gestão Responsável para a Sustentabilidade na Fundação Dom Cabral e especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela USP, é Mestre pela Architectural Association School of Architecture e Urbanista pela PUC Campinas. Com foco em Cidades Sustentáveis, atua implementando estratégias de sustentabilidade em projetos de grande escala, bairros e empreendimentos olímpicos. Com vivência e atuação internacional, atua também na implementação de inovação e estratégias de sustentabilidade em comunidades, empresas e organizações.
Coordenação
Giovana Barbosa de Souza
Bibliografia
BRAUNGART, Michael; MCDONOUGH, William. Cradle to cradle. Criar e reciclar ilimitadamente. Gustavo Gili, 2012.
BRAUNGART, Michael; MCDONOUGH, William. The Upcycle. Beyond sustainability – designing for abundance. North Point Press, 2013.
BROWN, Lester. Plano B 4.0 — Mobilização para Salvar a Civilização. Earth Policy Institute, 2009.
ESTY, Daniel C.; WINSTON, Andrew S. O verde que vale ouro. Como empresas inteligentes usam a estratégia ambiental para inovar, criar valor e construer uma vantagem competitiva. Elsevier, 2009.
LEONARD, Annie. A história das Coisas: Da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos. Zahar, 2011.
SOUSA, Suênia (coord.). 6 Tendências de sustentabilidade para pequenos negócios. SEBRAE, 2017.
KNOWLES, Caroline. Nas trilhas de um chinelo. Uma jornada pelas vias secundárias da globalização. Annablume, 2017.
Uma economia circular no Brasil: uma abordagem exploratória inicial. Ellen Macarthur Foundation, 2017. (Produto da inteligência coletiva dos membros da rede CE100 Brasil)
Sharing is the new buying: how to win in the collaborative economy. Vision Critical e Crowd Companies, 2014.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Interessados.
Vagas: 100.
Dias: 21 e 28 de março de 2019, quinta-feira.
Horário: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.
Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário Prof. Aristóteles Orsini).
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, dentro do Parque Ibirapuera.
Pedestres: Portão 9 e 10.
Estacionamento: Portão 3 (estacionamento com Zona Azul).
Inscrições encerradas