A vida da Irmã Dorothy Stang e a conservação da biodiversidade nas Montanhas de Minas Gerais

topo

Palestra interativa sobre a vida da Irmã Dorothy Stang e trabalhos de conservação da biodiversidade executados pelo Centro de Pesquisas Iracambi na Zona da Mata mineira. Esta palestra será dividida em dois momentos:
1ª parte: Binka Le Breton discorrerá sobre seus livros relacionados ao meio ambiente, direitos humanos, trabalho escravo e especialmente sobre a vida da Irmã Dorothy (como era conhecida) que era defensora da reforma agrária e da proteção do meio ambiente. Dorothy lutava bravamente em defesa dos mais pobres e vulneráveis e foi esse o motivo que a fez ser vítima brutal dos interesses dos grileiros e fazendeiros do Norte do Brasil. Essa história será transformada em filme (atualmente em pré-produção) com roteiro adaptado do livro escrito por Binka em 2008 intitulado ‘A Dádiva Maior - a Vida e a Morte Corajosas da Irmã Dorothy Stang’.
2ª parte: Binka apresentará neste segundo momento os diversos trabalhos de conservação da biodiversidade executados pelo Centro de Pesquisas Iracambi da Mata Atlântica - OSCIP que ela preside na região da Serra do Brigadeiro, MG. Essa é uma área de alta prioridade de conservação que abriga dezenas de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Um lugar de alto valor em termos de produção de água, biodiversidade, carbono e agricultura familiar. Iracambi trabalha com programas de pesquisas, políticas públicas, plantas medicinais, gestão de áreas protegidas e experiências participativas sempre voltadas à comunidade. Além disso, Iracambi tem trabalhado na restauração de minas de água, (projeto ‘Florestas para Água’ financiado pela BOVESPA) e educação ambiental (projeto ‘EcoLíderes’). Junto com os parceiros WWF, Universidade de Lisboa e Planet Alpha (de Cambridge, MA, EUA) e baseado em seus 18 anos de experiência na região, Iracambi está desenvolvendo um projeto de identificação, quantificação e restauração ecológica de áreas de hotspots de biodiversidade e serviços ecossitêmicos e também da implantação de sistemas agroecológicos no território da Serra do Brigadeiro, MG. Esse projeto visa promover a conservação da biodiversidade, a produção de água e de alimentos mais saudáveis para a população, além da geração de renda para as comunidades rurais locais. Colaboradores, financiadores e interessados em geral estão convidados para se juntarem a Iracambi nesta empreitada importante!
Portanto, venham conhecer esse lugar mágico na Serra do Brigadeiro, nas divisas do estados de Rio, Espirito Santo e Minas, onde pessoas do mundo inteiro se reúnem para buscar soluções para alguns dos problemas mais intratáveis que o ser humano está enfrentando tais como: como conservar a maravilhosa biodiversidade da Mata Atlântica, proteger seus recursos naturais, mitigar efeitos de mudanças climáticas e aprender a viver uma vida mais sustentável.

Sites: https://br.iracambi.com/
https://www.youtube.com/watch?v=JqrxMZ-TUVI

Facilitação:

  • Binka Le Breton, Presidente da OSCIP Amigos de Iracambi, escritora, roteirista/ produtora de cinema e palestrante internacional. Binka tem oito livros publicados internacionalmente sobre meio ambiente e direitos humanos. Brasileira adotiva que nasceu na Inglaterra e morou em cinco continentes, Binka é formada em música erudita e línguas e é apaixonada pela bela Mata Atlântica onde tem a sorte de morar e trabalhar.

Coordenação:

  • Ricardo Fraga Oliveira - UMAPAZ
  • Orlando Branco - Iracambi

Parceria:  Iracambi Centro de Pesquisas

Público: Ambientalistas, universitários, empresários, financiadores de projetos socioambientais e público em geral.
Vagas: 50
Dia: 22 de novembro de 2018, quinta-feira
Horário: 9h30 às 12h30

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!