Curso Gerenciamento dos Diversos Tipos de Resíduos: Domiciliares, da Saúde, da Construção Civil, Industriais, dos Transportes e da Agroindústria

Proposta validada nº 422/2018 para fins de promoção e progressão funcional

topo

A questão dos resíduos sólidos é muito importante, tendo em vista a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, cuja lei foi promulgada em 2010.
Porém, para que a gestão de resíduos sólidos ocorra, de fato, é necessária a participação dos diversos setores da sociedade, pois é de responsabilidade de todos os cidadãos.
A gestão de resíduos sólidos só será alcançada se, em todos os locais, sejam residenciais ou profissionais, seja implantada a gestão participativa integrada de resíduos sólidos urbanos, pois todos somos responsáveis pela geração de resíduos sólidos.
Pessoas de todos os níveis de escolaridade e hierarquia precisam desenvolver responsabilidade para com o Meio Ambiente, pois as transformações só poderão ocorrer caso seja realizada pela coletividade.
É importante que pessoas de todos os níveis de escolaridade possam ter acesso a estas informações, pois após os resíduos serem separados, as equipes de limpeza, que em geral têm o ensino fundamental, são responsáveis por coletá-los rapidamente. Isto se deve ao fato de muitos destes resíduos serem altamente prejudiciais à saúde e ao ambiente.

Conteúdo Programático:

  • Aula 1 – 1/10/2018 – 9h às 12h
    - Plano Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) e classificação dos resíduos
    Carlos Henrique Andrade de Oliveira
    - A coleta seletiva no Município de São Paulo
    Rosana Borrone Arnaud
  • Aula 2 – 8/10/2018 – 9h às 12h
    - Resíduos de Serviços de Saúde
    Neuzeti Maria dos Santos 
  • Aula 3 – 15/10/2018 – 9h às 12h
    - Resíduos Domiciliares / Gestão dos resíduos gerados nas escolas
    James Andreas Maier
  • Aula 4 – 22/10/2018 – 9h às 12h
    -  Resíduos da Agroindústria
    Rodolfo Sbrolini Tiburcio
  • Aula 5 – 29/10/2018 – 9h às 12h
    - Resíduos Sólidos Urbanos
    Carlos Henrique Andrade de Oliveira
  • Aula 6 – 5/11/2018 – 9h às 12h
    - Resíduos Industriais
    Mario Roberto dos Santos
  • Aula 7 – 12/11/2018 – 9h às 12h
    - Resíduos dos Serviços de Transporte
    Vinicio Rossi Sugui
    - Resíduos de Construção Civil
    Sérgio Cirelli Angulo
  • Aula 8 – 26/11/2018 - 9h às 12h
    - Educação Ambiental para a gestão dos resíduos sólidos
    Renata Crivoi de Castro

Facilitação:

  • Carlos Henrique Andrade de Oliveira - Arquiteto Urbanista (USP) e Pós-graduação em Gestão Ambiental (UNICAMP). Consultor da SACI - Sustentabilidade Ambiental, Cultural e Institucional, Projetos e Consultoria Ltda. e Professor da Universidade Metodista de São Paulo.
  • James Andreas Maier - Biólogo com mestrado em diversidade vegetal e meio ambiente. Trabalho na Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo.
  • Mario Roberto dos Santos - Engenheiro com Graduação em Engenharia Eletrônica, pela Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia – IMT. Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP. Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Pesquisador autônomo.
  • Neuzeti Maria dos Santos - Administração hospitalar. Assessoria e Consultoria Ambiental. Especialista em gerenciamento de resíduos de Saúde, MBA em Gestão e tecnologias ambientais pela USP, Mestrado em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade pela FSP da USP, Diretora na GLH Assessoria e Consultoria Ambiental.
  • Renata Crivoi de Castro - Bióloga. Especialista em Educação Ambiental. Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Diretora da Divisão Técnica de Formação da UMAPAZ.
  • Rodolfo Sbrolini Tiburcio - Bacharel em Ciência & Tecnologia (2013) e Engenheiro de Energia (2017) pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com doutorado direto pelo Programa de Pós-Graduação em Energia da UFABC. Pesquisador colaborador vinculado ao curso de Engenharia de Energia do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da UFABC.
  • Rosana Borrone Arnaud - Formação: Administração de empresa (FMU) e Economia (FAAP). Profissional da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento da AMLURB.
  • Sérgio Cirelli Angulo - Engenheiro civil. Pós-graduado (mestre e doutor pela Poli USP, pós-doutorado na Alemanha e nos Estados Unidos). Local de trabalho: Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, Butantã, Campus São Paulo, Depto. Eng. Construção Civil e Urbana.
  • Vinicio Rossi Sugui - Graduado em Engenharia Ambiental; Pós-graduação em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental; Mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial. Local de trabalho: Coordenação de Suporte de Meio Ambiente de São Paulo – INFRAERO.
     

Coordenação:

  • Eliane Terezinha dos Santos Bosio
  • Renata Crivoi de Castro
  • Ruth Weg

Público: Pessoas de todos os níveis de escolaridade e hierarquia e de diversas áreas do conhecimento que tenham interesse pelo tema, pois todos precisam desenvolver responsabilidade para com o Meio Ambiente
Vagas: 100 - Haverá seleção

Dia: 1, 8, 15, 22 e 29 de outubro; 5, 12 e 26 de novembro de 2018, segundas-feiras
Horário: 9h às 12h
Carga horária total: 24 horas

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Clique aqui para ver as carreiras contempladas

 Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!