Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz | Equipe

cabeçalho

Equipe

A equipe da Formação é composta por educadores, residente e estagiários.

Diretora

Gabriela Pinheiro Lima Chabbouh

Mestre em Políticas Públicas (UFABC), especialista em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Desenvolvimento Local (ENAP), graduada em Relações Internacionais (PUC-SP) e graduanda em Direito (USP). Trabalha há 10 anos como Analista de Políticas Públicas. Já atuou no Ministério da Educação, na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias, da Secretaria de Governo Municipal de São Paulo e na Secretaria Executiva de Relações Institucionais, da Secretaria Municipal da Casa Civil de São Paulo. Atualmente, é Diretora da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DFEPAZ), da UMAPAZ, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Além da atuação na Prefeitura de São Paulo, é consultora em temas de sustentabilidade, coordenadora Pedagógica do Getussp e instrutora de cursos sobre ODS e gestão.
Contato: gabrielalima@prefeitura.sp.gov.br

Educadores

Adriana Matangrano

Médica Veterinária formada em 1995 na UNIP, Pós-graduada em Educação Ambiental no SENAC e Pós-graduada em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana na FIOCRUZ. Atuou em empresas multinacionais na área de nutrição animal, marketing e atendimento ao consumidor. Ingressou na área pública na Vigilância Ambiental e posteriormente na Vigilância Sanitária. Atualmente compõe o quadro técnico da UMAPAZ.
Contato: adrianamatangrano@prefeitura.sp.gov.br

Andréa de Almeida Bossi

Bacharel em Ecologia pela UNESP Rio Claro, especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pelo CRHEA/USP São Carlos e mestranda do Programa de Análise Ambiental Integrada da Unifesp Diadema. Desde 2011 é Analista de Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e atualmente coordena o Curso de Especialização Lato Sensu “Educação Ambiental e Sustentabilidade” em parceria com a Cátedra de Sustentabilidade da Unifesp. Desde 2021 faz parte do Grupo de Trabalho para a construção do Plano Municipal de Educação Ambiental. Antes de ingressar na PMSP atuou por 13 anos em projetos e programas socioambientais em entidades como SESC Interlagos, Instituto Ecoar para a Cidadania e Instituto Supereco, além de prestar consultoria na elaboração de materiais paradidáticos com a temática ambiental direcionados para o ensino formal. Contato: andreabossi@prefeitura.sp.gov.br

Cerise Goldman Batistic

Arquiteta e Urbanista com especialização em Direito Urbanístico em 2010 e em Direito Registrário em 2014 ambas pela PUC Minas. Trabalhou como autônoma sendo assistente técnica da Municipalidade de São Paulo e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo para questões de Avaliação de Imóveis e elaboração de Laudos de Usucapião, respectivamente. Arquiteta concursada desde 2008 da Prefeitura do Município de São Paulo trabalhou em SEHAB e SEL/SMUL com questões sobre a função social da propriedade (termos de concessão de uso em áreas públicas ocupadas, parcelamento do solo e habitação de interesse social bem como aplicação de PEUC- Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsórios em imóveis ociosos na cidade de São Paulo, sendo Coordenadora de CEPEUC – Coordenadoria do Controle da Função Social da Propriedade). Em 2023 passou a integrar o corpo técnico da UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz sendo coordenadora de cursos na Instituição, o que permitiu explorar também sua experiência em artes. Com formação em Cerâmica, Raku e Confecção de Esmaltes Cerâmicos pelo Liceu de Artes e Ofício de São Paulo em 1997 recebeu premiação de segundo lugar no Primeiro Salão da Mitologia – Deuses e Mortais na Câmara Municipal de São Paulo em 1996, Menção Honrosa no Concurso Pincéis Tigre no MuBE – Museu Brasileiro de Escultura em 1996 e participação no renomado Salão Bunkyo em 1997. Expôs como ceramista na Feira de Artesanato de Embu das Artes, elaborando 18.000 esculturas em Raku para a campanha “Mundo das Formas” para a empresa Bristol Myers Squibb Brasil.

Cristiana Bernardi Isaac

Arquiteta e urbanista. Artista plástica. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP, com ênfase na pesquisa sobre Arte e Paisagem. Professora de Arte, Projeto e Paisagismo. Servidora Municipal em PMSP, desde 2012. Atualmente é facilitadora e coordenadora de cursos e exposições em Educação Ambiental e Cultura de Paz na UMAPAZ.
Contato: cbisaac@prefeitura.sp.gov.br

Débora Pontalti Marcondes

Bióloga, bacharel em Turismo e mestre em cidades inteligentes e sustentáveis. Há vinte anos atuando como educadora ambiental na Prefeitura de São Paulo, traz forte vivência em programas de educação ambiental em sua vertente crítica e emancipatória e em cidadania ativa. Tem afinidade por temas que, apoiados na ótica da Complexidade, refletem a relação do meio urbano com a biodiversidade e trazem o diálogo com a cidade para o centro da conversa. Contato: dmarcondes@prefeitura.sp.gov.br

Estela Maria Guidi Pereira Gomes

Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialista em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Formada no Treinamento Internacional da Academy for Movement & Awareness - Método Harmony de Nanni Kloke, integra a Rede Harmony Brasil. Trabalhou por 15 anos na Secretaria Municipal de Saúde em Centro de Convivência, Unidade Básica de Saúde, Ambulatório hospitalar e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Atua na UMAPAZ há 18 anos utilizando a Dança Circular como Metodologia Integrativa em Educação Ambiental e Cultura de Paz em eventos, vivências, cursos e atividades permanentes. Membro certificada do CID – Conselho Internacional de Dança. Facilitadora de cursos e formações presenciais e on-line no tema das Danças Circulares em conexão com a natureza.
Contato: emgomes@prefeitura.sp.gov.br

Isabela Grilo Pessoni

Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela UNINOVE, especialista em Gestão Estratégica para a Sustentabilidade pela FIA, certificada internacionalmente em Gestão de Projetos Sociais (PMD Pro) e graduada em Serviço Social pela UNIFESP. Servidora pública há 8 anos na Prefeitura de São Paulo como Analista de Assistência e Desenvolvimento Social, atuou na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e na Secretaria Municipal Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), desenvolvendo ações com ênfase em gestão de políticas públicas para crianças e adolescentes, elaboração de campanhas e ações de mobilização e sensibilização social. Foi membro da Comissão Técnica da Primeira Infância, da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal pela Primeira Infância, da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente e da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. Atualmente, integra a equipe da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DFEPAZ), da UMAPAZ
Contato: ipessoni@prefeitura.sp.gov.br

Juliana Bettini Verdiani Cizauskas

Bióloga, atuou com manejo de animais silvestres, desenvolvimento de exposição interativa para crianças e adaptação de material educativo para pessoas deficientes visuais. Também atuou com monitorias em educação ambiental e como educadora em escolas de São Paulo. Na Prefeitura de São Paulo atuou na vigilância sanitária, com auditoria em empresas e indústrias e na vigilância ambiental, com monitoramento e controle de escorpiões no Centro de Controle de Zoonoses. Na UMAPAZ, atualmente coordena cursos voltados para a mediação de conflitos. É agente do brincar, doula, instrutora de Shantala para bebês e educadora perinatal GentleBirth. É estudiosa das relações humanas (comunicação não violenta, interação entre pais e filhos), observadora da natureza e confiante da intuição. Acredita que para transformarmos o mundo precisamos de espaço para escutar a nós mesmos e ao outro. 
Contato: jbvcizauskas@prefeitura.sp.gov.br

Linete Maria Menzenga Haraguchi

Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica e em Ciências Farmacêuticas. Especialista em Fitoterapia, Homeopatia, Educação Saúde Pública e Fitoterapia Clínica. Mestre em Ciências / Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva (UNIFESP). Atuou como Biologista na Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), como farmacêutica na Secretaria Municipal da Saúde (SMS-SP), como Agente de Controle Ambiental e foi Diretora de Divisão Técnica no Departamento de Controle da Qualidade Ambiental (DECONT/SVMA), coordenou cursos de Plantas Medicinais na Escola Municipal de Jardinagem e atualmente como Educadora na Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da UMAPAZ, onde coordena Cursos de Plantas Medicinais e Fitoterapia. Contato: lineteharaguchi@prefeitura.sp.gov.br

Maria Paula Marcondes Flit

Engenheira Agrônoma formada pela FEIS-Unesp e pós-graduada pela ESALQ. Trabalhou por mais de dez anos com arborização urbana e licenciamento ambiental junto à SVMA na Prefeitura de São Paulo. Hoje atua como técnica na Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DFEPAZ) na UMAPAZ, onde também coordena o Programa Aventura Ambiental.
Contato: mmarcondes@prefeitura.sp.gov.br

Maricy Elisabeth Montenegro

Fonoaudióloga, artista plástica e escritora com especialização em Arte Educação (ECA-USP) e em Arte Ecologia e Sustentabilidade (UNESP/UMAPAZ). Formação em Master Practitioner em Programação Neurolinguística e em Hipnose Clínica. Na Prefeitura de São Paulo, desde 1991, atuou em Ambulatório de Especialidades e no Centro de Convivência e Cooperativa da V. Prudente coordenando diversas oficinas e no Centro de Educação Ambiental Parque Ibirapuera. Desde 2006 atua na UMAPAZ como educadora coordenando e ministrando diversos cursos.
Contato: mmontenegro@prefeitura.sp.gov.br

Marina Silvia Vechini

Bióloga formada pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), com pós graduação em Gestão Ambiental pela mesma Instituição, atua na Prefeitura de São Paulo como servidor efetivo na carreira de Assistente Administrativo de Gestão (AAG) desde 2022. Atualmente dando suporte administrativo na Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DFEPAZ) na UMAPAZ.
Contato: marinavechini@prefeitura.sp.gov.br

Miriam Helena Bueno Falótico

Bióloga pela UNESP e Pedagoga pela UFSCar. Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental e Doutora em Ciências pela USP. Coordenou projetos de pesquisa nas áreas de ecossistemas aquáticos amazônicos e na área de contaminação aquática em bacia hidrográfica do interior paulista. Atuou por 10 anos no ensino superior ministrando as disciplinas ecologia; educação ambiental, gestão de recursos hídricos e resíduos sólidos. Desde 2011 ocupa o cargo de Analista de Meio Ambiente na Prefeitura do Município de São Paulo, atuando nas áreas de fiscalização e licenciamento ambiental e como técnico na área de gestão de parques naturais na cidade com foco nos sistemas hídricos. Atualmente como educadora ambiental da Divisão de Formação em Educação Ambiental (DFEPAZ) na UMAPAZ onde coordena e elabora projetos de cursos e pesquisa voltados para os eixos água, saneamento, energia e mudanças climáticas.
Contato: miriamfalotico@prefeitura.sp.gov.br

Mirian Mayumi Okada

Assistente Social pela UNESP/Franca. Especialização em Saúde Pública e Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública/USP. Iniciou na Prefeitura do município de SP na área Saúde, atuando em Hospital, Unidade Básica de Saúde, Centro de Convivência e Cooperativa. Desde 2008 trabalha na Secretaria do Verde e Meio Ambiente, e na UMAPAZ desde 2013, coordenando atividades com temáticas diversas, colaborando na Coordenação do Programa Meio Ambiente e Saúde. Há pouco mais de um ano Coordena o Projeto A prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência, pela Divisão de Formação Ambiental de Cultura de Paz.
Contato: mmokada@prefeitura.sp.gov.br

Pedro Cardoso Smith

Arquiteto e urbanista, com especialização em Habitação e Cidade e mestrado em Planejamento Urbano. É funcionário efetivo pela Prefeitura Municipal de São Paulo, onde trabalha como educador na UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente Cultura de Paz). Antes, atuou na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), como supervisor de grupos fomentados por programas culturais, notadamente da periferia de São Paulo. Trabalhou ainda na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) em diversas áreas, tais como: urbanização de favelas, notadamente Paraisópolis; revisão do Plano Diretor Estratégico do município de São Paulo, em 2014. É também Professor de Projeto Arquitetônico, Habitação Coletiva baixa e alta densidade; Projeto Arquitetônico Intervenções Urbanas e Projeto Arquitetônico Tópicos Executivos na Universidade Paulista (UNIP). Contato: pcsmith@prefeitura.sp.gov.br

Raul dos Santos Azevedo

Engenheiro Agrônomo especialista em Conservação de Áreas Verdes, Pós Graduado em Administração para Engenheiros (Instituto Mauá de Tecnologia), ingressou na Prefeitura de São Paulo em 2009 como Especialista em Desenvolvimento Urbano, trabalhando na Divisão de Parques Urbanos, Divisão de produção de plantas ornamentais e medicinais e atualmente, trabalha como educador na Divisão de formação para educadores (UMAPAZ/DFEPAZ). Contato: raulazevedo@prefeitura.sp.gov.br

Ricardo Fraga Oliveira

Mestre em Saúde Ambiental pela Faculdade de Pública da USP, advogado e engenheiro agrônomo da Prefeitura Municipal de São Paulo desde 1991. Atualmente na Coordenadoria de Educação Ambiental e Cultura da Paz, Universidade Aberta - UMAPAZ da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Foi conselheiro participativo municipal da Vila Mariana por duas gestões.
Contato: rfraga@prefeitura.sp.gov.br

Ruth Weg

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas. Mestrado em Biofísica. Doutorado em Patologia. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Foi docente, durante 17 anos, em cursos universitários para formação de professores, na iniciativa privada. Desde 2013 é colaboradora da UMAPAZ, como coordenadora/facilitadora em cursos/aulas sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade.
Contato: rweg@prefeitura.sp.gov.br

Suely Feldman Bassi

Graduada em Psicologia (PUC-SP) e Nutrição (São Camilo-SP) com especialização em Higiene do Trabalho (Santa Casa-SP/Saúde Pública USP/Fundacentro/SenacSP) e especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade (UNESP/UMAPAZ). Designer em sustentabilidade pelo programa Gaia Education e Carta da Terra em Ação. Psicóloga da Prefeitura de São Paulo com atuação na Secretaria Municipal da Saúde e atualmente na Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da UMAPAZ da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, com atuação na coordenação de projetos em Meio Ambiente e Saúde, Alimentação e Meio Ambiente e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com ênfase nas modalidades da Medicina Tradicional Chinesa. Instrutora de Tai Chi Pai Lin com formação e aprimoramento nesta prática. Preceptora da Residência Multiprofissional em PICS, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. Contato: sbassi@prefeitura.sp.gov.br

Residente

 

CRISTIANE BRANDÃO

Residente em Gestão Pública (EPPGG) na Prefeitura do Município de São Paulo desde 2022, na área de formação educacional e prestação de contas na Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz - CEA-UMAPAZ-SVMA. Discente do mestrado profissional de Gestão e Regulação em Recursos Hídricos pela UNESP - Ilha Solteira (2021-2023). Graduada em Contabilidade, Economia e Geoprocessamento pelos centros universitários FECAP (2002) e FATEC (2020). Pós-graduada em Controladoria pelo Mackenzie (2009) e com extensão em Pedagógica em matemática pela UNIBAN (2007). Atuou no mercado de trabalho nas áreas de orçamento público, engenharia, propaganda, financeiro, contábil e geoprocessamento (2000 – 2020).
Contato: cristianebsantos@prefeitura.sp.gov.br

Estagiários(as)



ANA LUIZA FERREIRA GUIMARÃES

Graduanda no 3º semestre em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sou formada no Colégio Marista Arquidiocesano localizado na Vila Mariana, São Paulo. Estudei também na Escola Carandá Vivavida Educação onde passei a maior parte da minha vida estudantil. Nascida no Rio de Janeiro e criada em São Paulo aprendi a amar a natureza desde pequena. Contato: analuizag@prefeitura.sp.gov.br


ARAKEN LUIZ SINOPOLI RIBEIRO

Sou estudante do curso de Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Fui representante de turma durante o ano de 2021, ajudando a coordenação, os alunos e os professores durante o período de pandemia. Sou aluno pesquisador pela modalidade PIVID, com projeto de IC ligado ao Grupo de estudos em História da Geologia e Paleontologia da UPM. Atuei como estagiário no ano de 2022 no Museu Catavento com monitoria de visitantes e manejo de Fauna Entomológica. Atuo também como estagiário voluntário no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), na área de Paleontologia. Também fui monitor do componente Taxonomia e sistemática vegetal na UPM durante o segundo semestre de 2023. Mas o que me faz ser quem sou é ser pai de Pet, ser Metaleiro e adorar meu nome estranho. Contato: arakenlribeiro@prefeitura.sp.gov.br


BEATRIZ DEL CISTIA CORRÊA

Graduanda em Geografia pela USP e técnica em Administração pela Etec Fernando Prestes, na qual aprimorei meus conhecimentos do Pacote Office. Minha carreira profissional teve início na área de eventos, passando também pelas vendas no comércio, trabalhei com o público em um museu de ciências em São Paulo capital, integrei como bolsista o projeto de pesquisa “Incubador de itinerários formativos” da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária: Inclusão Social e Diversidade na USP e em municípios de seus campi, além de voluntariar em um cursinho popular como monitora na disciplina de Geografia. Atualmente, sou estagiária no Programa Metodologias Integrativas (MI), especialmente Dança Circular na Divisão de Formação da UMAPAZ e componho o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no CIEJA Campo Limpo.
Contato: beatrizccorrea@prefeitura.sp.gov.br


ENZO CARCAVALLI BARBAROSSA

Graduando em Gestão Ambiental pela USP Leste, e membro da gestão político-acadêmica do diretório do curso (DAGA). Técnico em Alimentos pela ETEC de Sapopemba. Militante pelo Coletivo Semeadores do Novo Mundo, movimento social de atuação comunitária, atuando com práticas como agroecologia periférica, ações culturais, debates comunitários, formação crítica popular e outros serviços socioambientais na favela das Casinhas, no bairro Parque Novo Mundo. Pesquisador bolsista pelo programa unificado de bolsas (PUB-USP), onde estuda sobre educação ambiental e coletivos periféricos.
Contato: enzocbarbarossa@prefeitura.sp.gov.br


GUILHERME SILVA DE ALMEIDA

Estudante de biologia (uni9 licenciatura) apreciador de boas músicas, e algumas ruins também, textos, desenhos, e artesanatos diversos são um ótimo passa tempo, leituras e estudos também. Gosto de visitar locais na qual me sinto bem comigo mesmo e conectado com uma parte minha na qual anseia por uma conexão, não é a toa que escolhi bio como vocação, apreciador de coisas simples, pretendo desenvolver meu conhecimento e assim ver o mundo com novos olhos, sempre com a intenção de cuidar e preservar aquilo que temos de importante, sem esquecer de quem esteve, está e ainda fará parte dessa minha trajetória, podendo ajudar, compreender e ser alguém melhor a cada dia.
Contato guilhermesalmeida@prefeitura.sp.gov.br


KAREN RAYSSA GOMES SILVA

Sou estudante de Gestão Ambiental na Escola Artes e Ciências Humanas da USP, nascida e criada em Belo Horizonte-MG, em 2022 me mudei para São Paulo para realizar minha graduação onde pude me desenvolver muito pessoalmente e profissionalmente e tive minha primeira experiência de estágio como mediadora do Parque de Ciências e Tecnologia da USP (CienTec). Atualmente sou estagiária no Programa Aventura Ambiental da UMAPAZ e participo de atividades extracurriculares que promovem o desenvolvimento social e ambiental. Contato karenrgs@prefeitura.sp.gov.br


LUANA MICHELLE DA SILVA (Voluntária)

Bióloga e pós-graduanda em Educação Socioambiental e Sustentabilidade pela UNFESP/UMAPAZ, com previsão de conclusão em 2023. Iniciou sua atuação como educadora ambiental na UMAPAZ, em 2019, durante seu estágio no Programa Carta da Terra em Ação. Atualmente é educadora parceira da SABESP, nos projetos Novo Rio Pinheiros e Tietê, e atua como educadora voluntária no projeto de sensibilização Cartinha da Terra, voltado a crianças de 6 a 10 anos, em situação de vulnerabilidade.


LAURA YASUMURA SALLES

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Sou técnica em Multimídia pelo colégio Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, onde pude aprender estratégias de comunicação e audiovisual, além do desenvolvimento de trabalhos sociais e socioambientais. O meu interesse pela educação e sensibilização por temas de desenvolvimento social e sustentável vieram desde o meu ensino médio no qual pude investigar temas como a relação entre veganismo e acessibilidade social. Também desenvolvi um documentário que relacionava classes sociais e a sociedade do trabalho com o aumento de transtornos mentais, como a depressão e ansiedade. Atualmente sou estagiária na divisão de formação da UMAPAZ :). Contato laurasalles@prefeitura.sp.gov.br


LUDMILA COIN DE CARVALHO DE VITA TUBINO

Graduanda em Geografia pela USP, também estudo Rabeca e outros instrumentos da cultura popular. Sou brincante das artes do corpo e dos movimentos sonoros, acredito na educação e na arte como parte importante da trajetória de qualquer pessoa que esteja vivendo o mundo! Sou estagiária no programa Aventura Ambiental da UMAPAZ e acredito que seja um lugar fundamental para trazer mais consciência e sensibilidade para a sociedade.


MARIA ANTÔNIA MARQUES DE SOUZA DE MEDEIROS

Graduanda em Gestão Ambiental pela EACH-USP. Através do Rotary, trabalhou na revitalização do Parque Teresa Maia. Na Resex Tapajós-Arapiuns, com o Centro Experimental Floresta Ativa, envolveu-se com produção de mudas e reflorestamento.

 


PIETRA VENEGAS BRANCO

Graduanda em Ciências & Tecnologia e também em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do ABC - UFABC. Apaixonada pela natureza, principalmente pelos animais, participou de diversos cursos de manejo de animais silvestres e integrou a equipe do Projeto CriaCon (mantenedouro de animais silvestres) do Colégio Santa Amália por 3 anos. Estagiou na área de Entomologia no Cafezal do Instituto Biológico de São Paulo, onde descobriu a beleza dos insetos através das pesquisas desenvolvidas na plantação de café, outra paixão de infância. Atual membro da equipe do Aventura Ambiental da UMAPAZ, participa do desenvolvimento de material do programa e realiza monitorias no ambiente da UMAPAZ e no incrível espaço do Viveiro Manequinho Lopes.
Contato pietravbranco@prefeitura.sp.gov.br


THIAGO ANDRADE GONÇALVES

Graduando em geografia no Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Campus Zona Leste). É pesquisador (2021-Atual) do Observatório de Lutas Urbanas (OLU-ICZL-UNIFESP), onde desenvolve trabalhos de extensão e pesquisa relacionados às lutas urbanas da Região Metropolitana de São Paulo. Integrou a equipe de consultoria (2021-2022) no projeto cooperação para o desenvolvimento de subsídios técnicos para a elaboração do Plano Nacional de Habitação (PlanHab) no âmbito da Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à Universidade Federal Fluminense (FEC/UFF). É membro (2022-Atual) da diretoria da Associação dos Geógrafos Brasileiros, seção local São Paulo (AGB/SP) como Coordenador de Publicações - 2º Titular responsável pelo Boletim Paulista de Geografia. É estagiário (2023-Atual) da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DFEPAZ) na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ). Contato thiagoag@prefeitura.sp.gov.br