PIU Arco Leste: população da Zona Leste pode contribuir de casa, do celular ou na Subprefeitura mais próxima

Prazo para envio de contribuições a esse plano de melhorias urbanas para zona leste de SP se encerra em 28 de agosto

Você sabia que existem três formas de deixar sua sugestão para o Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste?

O PIU é um conjunto de propostas de melhorias urbanas que está sendo desenvolvido para 11 distritos da Zona Leste da cidade (Belém, Tatuapé, Vila Maria, Penha, Ponte Rasa, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, São Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista).

Do próprio celular ou em casa, a população pode conhecer o que está sendo proposto e deixar sua sugestão. Em um formulário digital, o munícipe pode indicar problemas e soluções para a região onde mora.

Um outro canal disponível para ser acessado pela internet é o site Participe+.

Se preferir fazer sugestões presencialmente, basta preencher o formulário impresso disponível nas praças de atendimento das subprefeituras de Vila Maria-Vila Guilherme, Mooca, Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel e Itaim Paulista.

O prazo para enviar sugestões ao PIU Arco Leste termina em 28 de agosto. Saiba mais abaixo sobre os três canais de participação:

Participe+: através desse canal, a população pode acessar a apresentação sobre o PIU, conferir mapas e quadros que mostram as intervenções sugeridas e enviar sua contribuição.

Formulário digital: a população é convidada a responder a um questionário para indicar problemas e soluções para a região onde mora.

Praças de Atendimento das Subprefeituras: o munícipe comparece à praça de atendimento da subprefeitura onde estão expostos os Mapas de Propostas do PIU Arco Leste e preenche manualmente o formulário de contribuições. Também poderá acessar o questionário presente no formulário digital por meio do QR code ou do link do cartaz de divulgação do PIU Arco Leste. Confira abaixo as subprefeituras contempladas:

Subprefeitura Itaim Paulista

Subprefeitura São Miguel

Subprefeitura Ermelino Matarazzo

Subprefeitura Penha

Subprefeitura Vila Maria-Vila Guilherme

Subprefeitura Mooca

O atendimento nessas praças ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Saiba aqui o endereço de cada uma.

Importante destacar que, além dos três canais de participação, o Município promoverá diálogos com a sociedade civil organizada e os conselhos participativos locais nesta segunda fase de desenvolvimento do PIU Arco Leste.

Após consolidar todas as contribuições recebidas, a Prefeitura vai elaborar Planos de Ação Integrada que qualifiquem essa região tão relevante para a cidade, tendo como prioridade as seguintes diretrizes:

redução da precariedade habitacional

ampliação do acesso da população à rede de serviços públicos

equilíbrio entre empregos e moradias

fortalecimento e expansão de novas centralidades locais nas áreas mais povoadas e menos providas de ofertas de trabalho

incentivo a modos de transporte não motorizados (pedestres e cliclistas) e associados ao transporte coletivo.

Saiba mais sobre o processo participativo do PIU Arco Leste

O que é PIU Arco Leste?

O PIU Arco Leste é um estudo em elaboração pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a São Paulo Urbanismo. Seu objetivo é identificar dinâmicas que levem ao desenvolvimento de novas centralidades e, com isso, implementar melhorias em habitação, mobilidade, desenvolvimento econômico e meio ambiente, entre outras áreas, para 11 distritos da Zona Leste. São eles: Belém, Tatuapé, Vila Maria, Penha, Ponte Rasa, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, São Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista.

O Plano está em sua segunda fase de desenvolvimento. Nesta etapa, a Prefeitura apresenta à população as intervenções em andamento ou programadas para a região. A lista de ações propostas decorre dos Planos de Ação das Subprefeituras e/ou do planejamento das secretarias e órgãos municipais envolvidos. O objetivo nesta etapa é ouvir os munícipes sobre essas propostas e identificar outras soluções para qualificar esse território.

Clique aqui para saber mais