Confira os principais destaques da Semana Mundial do Urbanismo

Evento realizado pela SP Urbanismo contou com dez atividades, entre seminários, debates e premiação, para tratar de temas atuais e desafiadores na construção de cidades cada vez mais para as pessoas

 

Para tratar de temas atuais e desafiadores na construção de cidades cada vez mais para as pessoas, a SP Urbanismo realizou, entre os dias 7 e 11 de novembro, a Semana Mundial do Urbanismo.

O evento contou com dez atividades, entre seminários, debates e premiação, que envolveram um time qualificado de técnicos da Prefeitura e convidados. Realizado em meio ao Dia Mundial do Urbanismo (8 de novembro), seu objetivo foi promover reflexões sobre temas importantes para o planejamento urbano de São Paulo.

Confira abaixo o que de melhor aconteceu!

 

07 DE NOVEMBRO


Seminário: Qualidade de Vida nas Cidades do Futuro

Pensar a cidade para quem a habita: este foi o tema que uniu os palestrantes que participaram do Seminário Qualidade de Vida nas Cidades do Futuro, realizado através de parceria entre a SP Urbanismo e Universidade Belas Artes.

O evento contou com cinco painéis, onde foram abordados diversos temas atuais como sustentabilidade, uso de tecnologia na gestão pública e qualidade de vida.

O seminário teve a abertura feita por representantes do Centro Universitário Belas Artes e da Prefeitura de São Paulo, entre eles, o presidente da SP Urbanismo, Cesar Azevedo, e o Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento, Marcos Gadelho.

“O grande desafio do gestor público é melhorar a vida da população. Na cidade de São Paulo, especialmente daquela grande parcela que vive na periferia e precisa se deslocar todos os dias para trabalhar no centro expandido. A Prefeitura tem adotado uma série de medidas, inclusive na agenda urbanística, para que haja este salto de qualidade”, destacou Cesar Azevedo.

“Nós não temos uma cidade, nós temos algumas cidades, ela é multicêntrica. Temos uma preocupação muito grande como ocupá-la, dar oportunidade a todos, gerar empregos e reduzir distâncias”, finalizou Marcos Gadelho.

Clique para assistir

 


Debate: O Direito ao Chão da Cidade

Nesta palestra, o arquiteto francês David Mangin apresentou projetos urbanos de Paris com foco em projetos de melhor aproveitamento do solo. Mangin defendeu a necessidade de se pensar a rua como transporte de pessoas e a criação de espaços públicos livres e gratuitos para todos.

Clique para assistir

 

 

08 DE NOVEMBRO


Debate: 50 anos planejando São Paulo

André Ramos, assessor da SP Urbanismo, foi o escolhido para destacar a importância da SP Urbanismo e da antiga EMURB para o planejamento de São Paulo. Segundo ele, a empresa surgiu na mesma época do Metrô na cidade, tendo o objetivo, inclusive, de reurbanizar as áreas no entorno das estações. A requalificação do Edifício Martinelli foi outro exemplo citado por Ramos com atuação da empresa municipal.

Clique para assistir

 

Debate: As Operações Urbanas e o Mercado

Vladimir Ávila (SP Urbanismo), Eduardo Nobre (FAU/USP) e Cláudio Bernardes (Bernardes Arquitetura) abordaram, neste debate, os desafios atuais das Operações Urbanas, o sucesso dos últimos leilões de CEPACs (Certificados de Potencial Adicional de Construção) e as Operações Urbanas que estão concentrados os lançamentos imobiliários de edifícios verticais.

Clique para assistir

 

Debate: Instrumentos de Intervenção Urbana

O debate comandado por Anna Barros e Rita Gonçalves, arquitetas da SP Urbanismo, e pelo professor doutor José Antônio Apparecido, da Procuradoria do Município, trouxe uma linha do tempo sobre os instrumentos de intervenção que envolvem a SP Urbanismo desde os tempos de EMURB, como as Operações Urbanas e os Projetos de Intervenção Urbana, trazendo a história de cada um e sua importância para a cidade.

Clique para assistir

 

 

09 DE NOVEMBRO


Debate: AIU do Setor Central

A mesa de debate foi composta por Anna Barros, Rita Gonçalves e José Antônio Apparecido. Foram discutidas as especificidades da AIU do Setor Central, bem como suas determinações e importância para essa região da cidade.

Clique para assistir

 

 

10 DE NOVEMBRO

Debate: Urbanismo e Sociedade

A mesa reuniu representantes do poder público, terceiro setor e universidade para compartilharem experiências sobre projetos desenvolvidos em conjunto com a sociedade. Foram abordados o Programa de Urbanismo Social do Município, a Área de Intervenção Urbana (AIU) do Setor Central, a atuação da ONG TETO e o Lab Itaim Paulista.

Clique para assistir

 

Debate: A Paisagem e o Desenho Urbano

O debate contou com a participação de Regina Monteiro (SP Urbanismo), Lucia Miyuki (SP Urbanismo), Euler Sandeville (Instituto de História da Cultura e da Paisagem) e Beatriz Bueno (professora de arquitetura e urbanismo da FAU USP). Foram apresentados assuntos como o Manual Centro Histórico, o projeto do Plano de Ordenamento e Proteção da Paisagem, o trabalho e importância da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), a realidade dos edifícios históricos do centro e uma análise das peculiaridades da paisagem paulistana e seus desafios.

 Clique para assistir

 

 

11 DE NOVEMBRO

Seminário: Revisão Intermediária do Plano Diretor (SMUL e CMPU)

Com o intuito de abrir espaço para o diálogo e a participação da população, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e o Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) realizaram o Seminário Presencial da Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE) na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O encontro marcou a conclusão das atividades participativas da Etapa 2 da Revisão.

Clique aqui para saber mais

Clique para assistir

 

Cerimônia: Premiação do Concurso Reinventing Cities São Paulo

No evento, a Prefeitura de São Paulo anunciou os projetos urbanos vencedores do Concurso Internacional Reinventing Cities São Paulo. A competição foi uma iniciativa da SP Urbanismo e a Rede Global C40 Cities e seu propósito foi selecionar propostas inovadoras para tornar áreas públicas hoje subutilizadas em espaços mais sustentáveis e convidativos à permanência das pessoas e ao uso de meios de transporte não poluentes.

Clique aqui para saber mais

Clique para assistir