Conservação da natureza - Notas

Fontes utilizadas

Os dados de qualidade do ar, qualidade de água bruta para fins de abastecimento público e proteção da vida aquática e qualidade dos aterros foram extraídos dos relatórios anuais de qualidade do ar e água no Estado de São Paulo, elaborados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), que também gerou os índices da qualidade das águas. Os dados sobre áreas contaminadas, fornecidos pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, foram tabulados e transformados em banco de dados georreferenciados, para, em seguida, serem agregados por distritos municipais e subprefeituras, conforme estabelecido pelas Leis nº 11.220/1992 e nº 13.399/2002, esta última alterada pela Lei nº 13.682/2003.

Os dados sobre desmatamento e cobertura vegetal, provenientes da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, são os que constam do Atlas Ambiental do Município de São Paulo, posteriormente atualizados com os levantamentos de vegetação posteriores realizados por SVMA. Os dados de desmatamento foram gerados com base no processamento digital de imagens dos satélites Landsat 5 (1991) e Landsat 7 (2000), Spot (2010) e RapidEye (11/2015).

Para a produção do mapa de vegetação foram utilizadas imagens digitais produzidas pelo sensor Enhanced Thematic Mapper Plus (ETM+) do satélite Landsat 7. Todas as bandas multiespectrais (ETM 1, 2, 3, 4, 5 e 7) de duas cenas adquiridas em 03 de setembro de 1999, correspondentes à órbita/ponto 219/76 e 219/77 e abrangendo todo o território do Município, foram empregadas no estudo. Para o processamento das imagens, foram utilizados os softwares ER Mapper 6.0 e Spring 3.5.

Termos utilizados

Índice de qualidade de água para proteção da vida aquática (IVA)

Com o objetivo de indicar a qualidade das águas para fins de proteção da fauna e flora em geral, leva em consideração a presença e concentração de contaminantes químicos tóxicos, seu efeito sobre os organismos aquáticos (toxicidade) e dois dos parâmetros considerados essenciais para a biota (pH e oxigênio dissolvido), parâmetros esses agrupados no Índice de Parâmetros Mínimos para a Preservação da Vida Aquática (IPMCA), bem como o Índice do Estado Trófico de Carlson (IET), modificado por Toledo.

IVA = (IPMCA x 1,2) + IET

Qualidade   |   Ponderação

Ótima           |   IVA ≤ 2,5

Boa              |  2,6 ≤ IVA ≤ 3,3

Regular        |  3,4 ≤ IVA ≤ 4,5

Ruim            |  4,6 ≤ IVA ≤ 6,7

Péssima       |   IVA > 6,8

 

Dúvidas e sugestões:

infocidade@prefeitura.sp.gov.br