Sobre o PdM

Informações gerais sobre o Programa de Metas

O Programa de Metas 2021-2024 Versão Final-Participativa representa o encontro entre a visão estratégica de cidade da atual gestão e as propostas e contribuições feitas pela sociedade civil durante seu processo de elaboração. O resultado é um documento com a pactuação de 6 eixos, 27 objetivos estratégicos, 77 metas e seus respectivos indicadores e 306 iniciativas.


O maior e mais robusto eixo do PdM, SP Justa e Inclusiva, tem como foco a redução da pobreza e a diminuição das desigualdades sociais, garantindo a proteção integral dos indivíduos e a inclusão de grupos historicamente marginalizados, considerando o retrocesso social e econômico intensificado pela pandemia de Covid-19. Os eixos SP Segura e Bem Cuidada e SP Ágil são voltados às demandas de zeladoria, ampliação da segurança urbana e aperfeiçoamento do sistema de transportes municipal, com a preocupação de proporcionar e incentivar o uso de modais de transporte alternativos e não-poluentes. Já o eixo SP Inovadora e Criativa encara o estímulo e fomento à economia criativa e à cultura como indutor econômico, em especial para as juventudes. O eixo SP Global e Sustentável apresenta um conjunto de metas e iniciativas que busca dar respostas imediatas, zelando pelas gerações futuras, e posiciona São Paulo junto a outras cidades globais no alinhamento a diretrizes internacionais de sustentabilidade e promoção da qualidade ambiental do Município. Por fim, o eixo SP Eficiente traz compromissos fundamentais para o reforço da transparência e fortalecimento da máquina pública, com foco na simplificação de processos e otimização dos recursos municipais.


A participação da sociedade não se encerra com a publicação deste documento. Ao contrário, deve ser intensificada no monitoramento da execução das metas pelo próximo quadriênio. Monitoramento este que se inicia com o lançamento do Portal de Devolutivas, em que as respostas para todas as contribuições feitas durante o período participativo podem ser consultadas, mas que seguirá com a publicação dos balanços semestrais, relatórios de acompanhamento e pelas ferramentas de transparência ativa e passiva municipais.