Elaboração participativa: confira os destaques da primeira semana de audiências públicas do Programa de Metas 2021-2024

Quinze eventos online, mais de 300 contribuições da sociedade civil e o envolvimento de todo o secretariado municipal, acompanhe os principais momentos das audiências dos dias 10 a 17 de abril.

 No último sábado, 17 de abril, a Prefeitura de São Paulo finalizou a primeira semana do ciclo de Audiências Públicas do Programa de Metas (PdM) 2021-2024. Durante o mês de abril, serão realizadas 36 audiências, entre regionais e temáticas. A audiência geral, de abertura, deu início ao ciclo no dia 10. Todas as audiências são presididas por, pelo menos, dois representantes do secretariado municipal, além da participação do Subprefeito da região.

Entre os dias 10 e 17 de abril foram realizadas 15 (quinze) audiências públicas contemplando as Subprefeituras da Lapa; Sé; Pinheiros; Casa Verde; Freguesia do Ó e Brasilândia; Perus; Pirituba e Jaraguá; Jaçanã Tremembé; Santana; Vila Maria e Vila Guilherme; Capela do Socorro; Parelheiros; Cidade Ademar e; Santo Amaro.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e em respeito às orientações das autoridades sanitárias, as audiências estão sendo realizadas de maneira online na plataforma Teams, com transmissão no canal da Secretaria Executiva de Gestão no Youtube. Para aqueles que não puderam acompanhar a audiência de sua região ao vivo, os vídeos completos seguirão disponíveis no Youtube, para serem acessados a qualquer momento.

 

Print do computador com pessoas participando da audiência

 Audiência Pública da região da Sé com a presença da Secretária Vivian Satiro (SEPEP), Marta Suplicy (SMRI), Alexandre Modonezi (SMSUB) e Alexandre Youssef (SMC).

 

Print do computador com pessoas participando da audiência

 Audiência Pública da região de Santana com a presença do Secretário Guilherme Bueno (SF), Juan Quiros (SMIT) e Levi Oliveira (SMT).

 

Presididas por todo o Secretariado Municipal, até o momento as audiências já contaram com contribuições de mais de 300 munícipes da cidade de São Paulo. Dentre as principais demandas e preocupações dos(as) paulistanos(as) destacam-se demandas de zeladoria e ampliação de serviços, além de ações de combate à pandemia de coronavírus e da retomada econômica com foco em geração de emprego e renda, preocupações essas intrínsecas à versão inicial do Programa de Metas, e que seguirão sendo as prioridades para a publicação final do documento.

Os links para os eventos ao vivo das audiências estão disponibilizados na página do Programa de Metas 2021-2024 no sítio eletrônico da Secretaria de Governo Municipal e não é necessária inscrição prévia para acompanhamento do evento. Entretanto, para a participação com fala durante a audiência, é necessária inscrição em formulário específico para a audiência em que a cidadã ou cidadão deseja falar. As participações com fala serão limitadas a 20 participantes por audiência, com tempo máximo de contribuição de 3 minutos. Para os casos em que mais de 20 pessoas se inscreverem para falar em uma mesma audiência, será realizado um sorteio ao vivo entre as inscrições cadastradas.

Para além das contribuições durante a realização das audiências públicas, a versão inicial do Programa de Metas 2021-2024 estará disponível para o recebimento de contribuições por escrito da sociedade civil durante todo o período de Consulta Pública (10/04 a 2/05) no portal Participe+, plataforma de Governo Aberto da Prefeitura. No portal, o cidadão ou organização deve realizar um cadastro simples para, em seguida, enviar sua sugestão para sistematização.

O Programa de Metas da Cidade de São Paulo é uma reivindicação e conquista da sociedade civil, incorporada à Lei Orgânica do Município desde 2008. Este é o documento que organiza, de forma clara e transparente, as prioridades do Município durante os 4 anos de gestão de cada Prefeito(a) eleito(a). Participe, discuta, contribua!