Comitês Gestores Regionais da Primeira Infância têm encontro

Pela primeira vez desde 2020, foram realizados encontros presenciais com os Comitês Gestores Regionais da Primeira Infância, que contam com representantes das 32 subprefeituras da cidade, profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. Os Comitês Gestores Regionais voltaram a se reunir após suas atividades terem sofrido prejuízos com a emergência da pandemia de Covid-19, que não só impossibilitou encontros presenciais como demandou dessas áreas foco integral em respostas às consequências da crise sanitária e socioeconômica.

Os Comitês Gestores Regionais da Primeira Infância são instâncias centrais na governança da política da Primeira Infância, criados por meio da Resolução - SGM/CGIPMIPI nº 1, de 21 de fevereiro de 2019, com o envolvimento das equipes descentralizadas da Prefeitura para garantir a coordenação intersetorial do atendimento integral e integrado à primeira infância nas diferentes regiões do município de São Paulo.

Os encontros foram organizados pela Comissão Técnica da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, com o apoio do Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, da Secretaria Municipal de Governo, e aconteceram nos dias 03, 04 e 05 de maio de 2022, no Espaço Público do Aprender Social - ESPASO (Vila Mariana), na Biblioteca Pública Hans Christian Andersen (Tatuapé) e no Solar da Marquesa de Santos (Sé), respectivamente.

Durante os encontros, foi proposta a reconstrução junto aos participantes da trajetória da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância e, em especial, da atuação dos comitês, exercício destinado ao alinhamento de expectativas e mapeamento de novos desafios. Os comitês foram atualizados sobre as iniciativas em andamento, como a implementação do Protocolos Integrado de Atenção à Primeiríssima Infância, o aprimoramento e expansão de acesso ao Sistema Integrado pela Primeira Infância e a publicação do Plano de Ação 2021-2024 do Plano Municipal pela Primeira Infância 2018-2030. Os encontros foram concluídos com a pactuação da agenda de trabalho para 2022 e uma dinâmica em grupos para discussão e prospecção de soluções para o aperfeiçoamento da comunicação e qualificação da atuação dos comitês nos territórios.

 

Espaço Público do Aprender Social - ESPASO

 

Biblioteca Pública Hans Christian Andersen (Tatuapé)

Solar da Marquesa de Santos (Sé)