Novos CEUs: contrato assinado

Unidades vão beneficiar 25,5 mil paulistanos com oficinas de cultura, esporte e recreação

A Prefeitura de São Paulo e a SPE Integra assinaram o contrato que estabelece a Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa, para implantação, administração, manutenção e conservação de cinco CEUs. As novas unidades serão instaladas em Ermelino Matarazzo, Cidade Líder e Sapopemba, na Zona Leste, e Cidade Ademar e Grajaú, na Zona Sul. Essas regiões foram escolhidas com base nos índices de vulnerabilidade social e na necessidade de ampliação da infraestrutura voltada para oferta de ensino integral, lazer, esporte e cultura. A concessão é por 25 anos.


Agilidade e eficiência - Os equipamentos contarão com escola municipal de ensino fundamental (EMEF), salas de contraturno, piscinas, quadras poliesportivas, estúdios e salas para diversos tipos de atividades, como ginástica, dança, artes marciais, circo e artes, biblioteca, cozinha experimental e cineteatro. A construção deverá ser concluída em 18 meses a partir da data de licenciamento.


Ao todo, a expectativa é que os equipamentos tenham capacidade para atender 12,5 mil educandos (entre alunos da rede municipal de ensino e da UniCEU), e ofertar ambientes para a realização de oficinas de cultura, esporte e recreação para cerca de 25,5 mil munícipes.


Além de garantir a construção com mais rapidez, atendendo parcialmente a um dos compromissos inseridos no Programa de Metas 2021-2024, a iniciativa tem como objetivo conferir maior eficiência e qualidade na gestão dos recursos para manutenção completa das unidades. O parceiro privado deverá prover todo mobiliário, incluindo equipamentos de informática, e irá prestar serviços de limpeza, manutenção, segurança e merenda, além de ofertar Wi-Fi gratuito.