SMDP celebra termo de cooperação com o BID para apoio ao projeto de concessão de Terminais de Ônibus

O banco irá contratar uma consultoria que auxiliará na modelagem do projeto dos terminais urbanos do Campo Limpo, Capelinha e Princesa Isabel

A Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias firmou, nesta sexta-feira (19), um termo de cooperação com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para apoio ao projeto-piloto de concessão dos terminais de ônibus urbanos do Campo Limpo, Capelinha e Princesa Isabel.

O Banco irá contratar uma consultoria que auxiliará na modelagem do projeto dos terminais, realizando estudos de vocação mercadológica dos terrenos nos quais os terminais estão instalados, considerando a área no entorno dos equipamentos. Também fará propostas e sugestões, baseadas nas melhores práticas internacionais e projetos similares, para agregar à modelagem do projeto.

A cooperação será sem custo para a prefeitura e terá um subsídio por parte do BID equivalente a cerca de R$ 250 mil reais.

Apoio à América Latina

O termo de cooperação assinado em São Paulo faz parte de uma Cooperação Técnica Regional, para apoiar os países membros do Banco na América Latina e Caribe (ALC) na realização de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPP) em infraestrutura. A iniciativa foi implantada em maio de 2017 pelo BID.

Este apoio se dá por meio do desenvolvimento e fortalecimento do marco regulatório e da capacidade institucional para PPPs; apoio na identificação, avaliação e preparação de projetos de infraestrutura a serem implementados através de PPPs; e geração, sistematização e disseminação de conhecimentos e melhores práticas na área de PPPs em infraestrutura.

Nesse sentido, houve o interesse mútuo do BID e da Prefeitura de São Paulo de cooperarem para o desenvolvimento e estruturação do projeto de concessão dos terminais de ônibus urbanos municipais.