Sistema SUPRI

O Sistema Municipal de Suprimentos - SUPRI, instituído pelo Decreto 31.057/91, foi desenvolvido em 1990, e implantado a partir de 1991 no Departamento de Materiais (DEMAT-4 e DEMAT-13) atualmente Divisão de Gestão de Suprimentos – DGS. 

A ferramenta tem como objetivo registrar todos os materiais adquiridos pela Prefeitura de São Paulo bem como a sua movimentação, entradas por empenho; transferência entre almoxarifados; distribuição dos materiais em estoque por meio de requisição automática de materiais; baixa de matérias; doações recebidas ou distribuídas e ajustes necessários para a regularização dos estoques. Além de informações relativas às movimentações por meio de consulta em tela ou por impressão de relatórios.

Os produtos do SUPRI:

  • Tabela de Materiais / Bens Patrimoniais / Serviços;
  • Módulo de Controle de Estoques
  • Módulo de Requisição Automática de Materiais

CUBOS OLAP (Liberação do acesso à ferramenta COBES)

Ferramenta gerencial que possibilita ao próprio usuário gerar relatórios e planilhas gerenciais através do cruzamento de diversos tipos de informações existentes nos vários módulos do Sistema.

Atualmente existem seis cubos: ajustes; compras; fornecimento; movimento geral; quotas; saldo em estoque.

Permite emitir relatórios gerenciais para os Setores de Compras para efetivo controle das aquisições / baixas / movimentações de materiais nas Unidades.

BANCO DE PREÇOS (Liberação de acesso à TELA E: 606)

O SISTEMA SUPRI possui um banco de preços para materiais de consumo, relacionando todos os preços mínimos e máximos registrados nos estoques dos Almoxarifados, estabelecendo a moda e a frequência dos preços mais praticados.

Este banco de preços tem a função de subsidiar as Unidades nos processos de compra, e ainda servir de parâmetro comparativo da "pesquisa de preços".

APOSTILA DE ACESSO AO BANCO DE PREÇOS

Apostila com o passo a passo para acesso e utilização da Tela E-606.

REGULAMENTAÇÃO DO SISTEMA

Em face da necessidade de adequação do Manual de Procedimentos Para Almoxarifados, instituído pelo Decreto nº 23.403/87 de 06 de fevereiro de 1987, em função da informatização desses procedimentos pelo SUPRI e, pela necessidade de se disciplinar e padronizar os procedimentos relativos à operacionalização do Sistema para os Almoxarifados dele usuários e, no que couber aos demais, foi instituído a Portaria Intersecretarial SF/SMA 01/96, publicada no DOM de 30.01.1996, que estabelece os procedimentos necessários para a utilização do SUPRI no que se refere ao Módulo Controle de Estoques.

SUPORTE AO SISTEMA

O DGS é a divisão responsável pelo gerenciamento do SISTEMA SUPRI, e dá suporte aos seus usuários através de atendimento telefônico ou eletrônico, via e-mail, SEI e Microsoft Teams.

Toda solicitação de cadastramento ao DGS está regulamentada pela Portaria Intersecretarial SF/SMA 01/96, mas, devido à necessidade de informações mais rápidas, também é aceito pedidos via e-mail, de assuntos que não requerem a assinatura dos Titulares das Unidades Orçamentárias.

Normalmente é publicada no Diário Oficial da Cidade a lista de assuntos aceitos via e-mail, além de comunicados das inovações do Sistema como novas telas, novos procedimentos, novas regras etc.

Para dúvidas, esclarecimentos, sugestões, as Unidades poderão utilizar-se do endereço eletrônico do DGS: suprisistemas@prefeitura.sp.gov.br.

REQUISIÇÃO AUTOMÁTICA DE MATERIAIS

A Secretaria Municipal de Gestão, por meio da Divisão de Gestão de Suprimentos - DGS, do Departamento de Gestão de Atas, Serviços e Suprimentos - DGASS, disponibiliza a todas as Unidades da PMSP o módulo de requisição automática de materiais, que tem por finalidade agilizar a execução dos trabalhos do Almoxarifado, a economia gradativa de papel e maior transparência na execução dos procedimentos.

Para as Unidades de Consumo esta ferramenta tem como premissa:

• Eliminar o fluxo de papel
• Evitar rasuras e imprecisões nas solicitações de materiais
• Possibilitar a quem requisita ter parâmetros para as requisições dos materiais e suas quantidades


Para os Almoxarifados esta ferramenta tem como premissa:

• Maior velocidade na emissão da Nota de Distribuição de Materiais
• Menor incidência de erros relativos à digitação e ao fornecimento dos materiais
• Maior economicidade nos gastos de papel

Todas as Unidades da Administração Direta da Prefeitura do Município de São Paulo que utilizam materiais de uso comum já possuem a ferramenta, que tem a proposta de modificar o formato de solicitação de materiais, criando agilidade e eliminando a burocracia entre o Almoxarifado e as Unidades Abastecidas,

MANUAIS DO SISTEMA

O DGS disponibiliza os manuais de utilização referentes aos diversos Módulos do Sistema, facilitando a sua utilização por parte dos usuários, pois além de autoexplicativo, relaciona cada tela dos módulos e dá, passo a passo, a maneira de preenchimento das mesmas. Para solicitação dos manuais a Unidade deverá encaminhar pedido ao e-mail do DGS.

Os manuais são:

  • Controle de Estoques
  • Requisição Automática Para Distribuição
  • Apostila de Preços Praticados de Materiais na PMSP