Comitê Pop Rua abre inscrições para candidaturas

Pessoas com trajetória de rua ou em situação de rua e instituições que atuam nessa pauta podem se inscrever até 19 de abril

O Comitê Pop Rua, constituído com o objetivo de acompanhar e avaliar a política municipal para a população em situação de rua da cidade de São Paulo, está com inscrições abertas para pessoas interessadas em compor o colegiado na gestão que começa este ano e vai até 2026. Podem participar do pleito instituições que trabalham com a pauta; e pessoas que estejam em situação de rua ou já tenham passado por esta condição.

As inscrições estão abertas até 19 de abril e podem ser feitas presencialmente, na Coordenação de Políticas para População em Situação de Rua, na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (rua Líbero Badaró, 119, 7º andar), ou pelo e-mail coordpoprua@prefeitura.sp.gov.br, tendo como assunto “INSCRIÇÃO PARA COMITÊ POPRUA”.

As organizações da sociedade civil (OSC), movimentos sociais institucionalizados ou não, coletivos e associações interessadas na candidatura devem ter experiência comprovada no atendimento e na defesa dos direitos da população em situação de rua.

Já as pessoas físicas devem ser maiores de 18 anos, brasileiras ou imigrantes, que moram ou trabalham na cidade de São Paulo. É preciso comprovar a situação de rua, por meio de uma declaração emitida por alguma entidade ou equipamento da rede socioassistencial, da saúde ou de direitos humanos ou, ainda, fazendo uma autodeclaração.

A lista completa de documentos pode ser consultada neste link.

Todas as inscrições serão submetidas a análise de uma Comissão Eleitoral, formada especialmente para a organização das eleições.


Vagas
Na categoria Pessoa em Situação ou Trajetória de Rua” serão eleitas 5 representantes e 5 suplentes. No segmento OSC, coletivos, movimentos sociais serão eleitas 4 representantes e 4 suplentes, ao todo 9 candidatos e 9 suplentes.