Centros de Referência e Cidadania da Mulher – Casa da Mulher

Novo padrão de atendimento, mais completo e qualificado

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, vem ampliando e requalificando os serviços de referência para Mulheres em todas as regiões da cidade.

“Os equipamentos existentes foram criados em épocas diferentes, então havia muitas diferenças de estrutura entre eles. Os 4 CRM – Centros de Referência para a Mulher e os 5 CCM – Centros de Cidadania da Mulher desempenhavam papel muito semelhante: o atendimento a mulheres vítimas de violência e a atuação no sentido de promover uma cultura de respeito e evitar a ocorrência de violações de direitos”, observa a Secretária Soninha Francine.

Iniciou-se, então, um processo de uniformização dos serviços, agora denominados CRCM – Casa da Mulher, com a elevação do padrão de qualidade. Todos terão equipe completa de profissionais das áreas de assistência social, psicologia e direito; uma pessoa totalmente dedicada à articulação comunitária e recursos para contratação de oficineiros, entre outros avanços. Geridos em parceria com Organizações da Sociedade Civil selecionadas por chamamento público, cada unidade contará também com veículo próprio e motorista, tornando os serviços mais autônomos e mais aptos a acionar a rede de atendimento em casos de urgência.

Um dos CRCM ficava no centro da cidade, região com maior disponibilidade de serviços, e foi transferido para a Barra Funda, onde não havia nenhum centro de referência. Além disso, estão sendo abertos dois novos serviços: um na região da Cachoeirinha, bem próximo aos hospitais públicos da região, e um em São Miguel, reivindicação de muitos anos do Conselho de Política para Mulheres do município.

A Coordenação de Políticas para Mulheres responde ainda por três postos avançados de atendimento (dois no metrô – Estações Luz e Santa Cecília - e um no Terminal Sacomã), o Ônibus Lilás, duas casas-abrigo e a Casa da Mulher Brasileira, que conta também com uma Delegacia da Mulher e outros serviços.

A Coordenadora Ana Cristina de Souza lembra que o objetivo é evitar que se chegue ao ponto de uma ocorrência policial. “A violência contra a mulher é do tipo que passa por uma escalada; é preciso oferecer atendimento às mulheres antes que a violência se agrave e atinja as piores consequências. Centros de referência são fundamentais para que mulheres tenham direito a apoio e proteção desde os primeiros sinais de violência psicológica, moral e patrimonial”.

Para buscar informações ou fazer denúncias de violência contra a mulher, é possível utilizar o telefone 156, que tem esse assunto em destaque no menu inicial. Os serviços de responsabilidade da SMDHC são complementados pelos serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS. A página https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/mulheres/rede_de_protecao/casas_da_mulher/index.php?p=356855 traz a relação completa.


Endereços de serviços vinculados à SMDHC:

CASA DA MULHER BRASILEIRA
Rua Vieira Ravasco, 26, Cambuci, São Paulo (SP).
Horário de funcionamento: 24 horas


CRCM - CASAS DA MULHER

Atendimento das 9h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira

ZONA NORTE

Casa da Mulher da Brasilândia
Rua Sílvio Bueno Peruche, 538 – Brasilândia
(11) 3983-4294

Casa da Mulher de Perus (atual CCM - Centro de Cidadania da Mulher)
Rua Aurora Boreal, 43 – Vila Perus
(11) 3917-5955
(Em breve, abriremos a Casa da Mulher Cachoeirinha)


ZONA SUL

Casa da Mulher Eliane de Grammont
Rua Dr. Bacelar, 20 – Vila Clementino
(11) 5549-9339
Casa da Mulher Maria de Lourdes Rodrigues
Rua Luiz Fonseca Galvão, 145 – Capão Redondo
(11) 5524-4782

Casa da Mulher de Parelheiros (atual CCM - Centro de Cidadania da Mulher
Rua Terezinha do Prado Oliveira, 119 – Parelheiros
(11) 5921-3665

Casa da Mulher da Capela do Socorro (atual CCM - Centro de Cidadania da Mulher)
Rua Professor Oscar Barreto Filho, 350 – Grajaú
(11) 5927-3102

Casa da Mulher de Santo Amaro (atual CCM - Centro de Cidadania da Mulher)
Praça Salim Farah Maluf, s/n
(11) 5521-6626


ZONA LESTE

Casa da Mulher de Itaquera - (atual CCM - Centro de Cidadania da Mulher)
Rua Ibiajara, 495 – Itaquera
(11) 2073-4863
(Em breve, abriremos a Casa da Mulher São Miguel)


ZONA OESTE

Casa da Mulher 25 de Março - NOVO ENDEREÇO
Rua Melo Palheta, 32, Água Branca.
(11) 3106-1100