Prefeitura de São Paulo realiza mutirão de atendimento para migrantes no próximo dia 20

Ação intersecretarial espera receber cerca de 300 pessoas migrantes

No próximo sábado, dia 20, a unidade Móvel do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI Oriana Jara) estará na Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, realizando um mutirão de atendimento para migrantes que residem na capital. Ação se inicia às 09 horas e com término previsto para às 15 horas.

A população contará com serviços como cadastro no CadÚnico, acesso a benefícios e programas de saúde, emissão de documentação boliviana, inscrições para aulas de português (Programa Portas Abertas), orientação jurídica.

Durante o mutirão, haverá também uma roda de conversa sobre violência doméstica voltada para homens e mulheres latino-americanas e mulheres negras, em uma ação conjunta entre o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), Associação de Mulheres Imigrantes Luz e Vida (AMILV) e Diáspora África.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Descente, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, de Assistência e Desenvolvimento Social e a de Educação e Organizações da Sociedade Civil.

O CRAI é um equipamento público municipal gerido pela SMDHC de referência na atenção especializada à população imigrante da cidade de São Paulo que oferece atendimento especializado e multilíngue, com foco na orientação para a regularização migratória e acesso a serviços públicos.

Em 2022, em ação realizada na Vila Maria, um total de 172 pessoas migrantes passaram pela triagem e foram atendidas pelos diversos serviços, incluindo atendimento para obtenção de autorização de residência, testagem de HIV/Sífilis, inscrição no CADÚNICO, informação sobre acesso à rede de educação pública e outros. Neste ano, a expectativa é que o número de atendidos seja em torno de 300 pessoas.

Para participar do Mutirão, é necessário estar com a documentação do país de origem e brasileiros, caso haja, principalmente o CPF.

Serviço:
O quê: Mutirão de atendimento para população imigrante
Quando: Dia 20 de maio (sábado). Das 9h às 15h
Onde: Na Av. dos Metalúrgicos, 1945 - Cidade Tiradentes – São Paulo – SP.