“Minha mãe vive em cada mulher que não morre”, disse Lili de Grammont

Centros de Referência Casa da Mulher da Prefeitura de São Paulo atendem mulheres vítimas de violência

No dia 09 de março, o Centro de Referência Casa da Mulher - Eliane de Grammont, o primeiro serviço municipal do Brasil de atendimento integral às mulheres vítimas de violência doméstica, completou 33 anos. Em comemoração ao Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos está divulgando uma série de vídeos para apresentar os serviços que as mulheres podem procurar em caso de violência. Veja aqui o vídeo.

Equipamento da Prefeitura de São Paulo, mantido pela Coordenação de Política para Mulheres, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, é fruto da mobilização das mulheres que lutaram pela condenação do cantor Lindomar Castilho, que assassinou sua ex-companheira, a cantora e compositora Eliane de Grammont, na cidade de São Paulo, em 1981.

“Minha mãe sofreu todo tipo de violência antes e depois da morte. Essa Casa é muito importante, pois não existe saída para a mulher vítima de violência sem a rede de apoio. Fico emocionada, pois acredito que minha mãe vive em cada mulher que não morre”, disse a filha de Eliane e Lindomar, Lili de Grammont, dançarina e ativista no enfrentamento à violência contra a mulher.

“Quando a filha fala em violência depois da morte, se refere ao que aconteceu neste caso e acontece a muitas mulheres vítimas de violência, a desmoralização da vítima e a condescendência com o agressor”, disse Soninha Francine, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Para comemorar o aniversário de 33 anos da Casa, foi realizada uma roda de conversa, em que algumas mulheres falaram sobre as violências que sofreram e a ajuda que encontraram no equipamento público. Cerca de 30 mulheres participaram da atividade e do café de confraternização.

A cidade de São Paulo conta com outros três Centros de Referência da Mulher, além da Casa da Mulher Brasileira, que oferecem atendimento especializado para mulheres vítimas de violência.

No Eliane de Grammont também é possível receber orientação jurídica por meio de parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, além de participar de rodas de conversa de conscientização.

Conheça o Centro de Referência Casa da Mulher - Eliane de Grammont: vídeo.

Serviço
CRM Casa Eliane de Grammont
Rua Dr. Bacelar, 20 – Vila Clementino
(11) 5549-9339

Rede de atendimento da Coordenação de Política para Mulheres da SMDHC: Link