Prefeitura de São Paulo lança Centro de Referência da Criança e do Adolescente

Serviço de convivência vai funcionar das 8h às 21h, sete dias por semana

Nesta terça-feira (22), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), inaugura o Centro de Referência da Criança e do Adolescente, que divide sua atuação em duas frentes, uma direcionada à convivência e outra de atendimento e orientação quanto aos seus direitos.

O espaço, que está localizado na região da Luz, recebeu investimentos de R$ 7,3 milhões via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) do município de São Paulo e será administrado pelo Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras). O acesso ao atendimento é espontâneo ou por encaminhamento de outros serviços, projetos ou programas para crianças e adolescentes.

“Desde 2016, quando a Prefeitura encerrou a parceria com o Projeto Quixote no Moinho Luz, a cidade de São Paulo não conta com um serviço de porta aberta para atendimento às crianças e adolescentes que estão nas ruas. Esse é o recomeço de uma atuação que será ainda mais forte e articulada com outras secretarias, por meio da parceria com uma instituição de muito respeito na atuação junto à população de rua”, disse Soninha Francine, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

No atendimento de convivência, 7 dias por semana, das 8 às 21 horas, serão oferecidos cuidados básicos com alimentação, higiene pessoal e atividades socioeducativas com oficinas de arte e educação para crianças e adolescentes em situação de rua e na rua, assim como equipe multidisciplinar com assistente social, psicólogo e advogado.

Já o serviço de Referência, de segunda a sexta, das 8 às 18h e aos sábados, das 8 às 12h, tem o objetivo de orientar cidadãos em geral e atendimento aos Conselhos Tutelares da cidade de São Paulo, Organizações da Sociedade Civil e outras instituições públicas ou privadas, assim como encaminhar crianças e adolescentes aos serviços da rede de garantia de direitos.

“Este serviço cobre uma lacuna que existe no sistema de garantia de direitos, pois ele se coloca como intermediário no processo de acolhimento institucional. Ademais, garante atendimento imediato por equipe técnica qualificada e cumpre um grande papel articulador na garantia de direitos das crianças e adolescentes”, explica Tifani Paulini, coordenadora de Políticas para Criança e Adolescente da SMDHC.

De acordo com o Censo divulgado em agosto pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), 3.759 crianças e adolescentes vivem nas ruas em situação de vulnerabilidade social. Na região administrada pela Subprefeitura da Sé, onde está o equipamento que será inaugurado, foram entrevistados 1.034 crianças e/ou adolescentes nesta situação.

“A partir deste pano de fundo, esse Centro de Referência chega como resposta a uma demanda que pulsa em nosso dia a dia. O que mais ouvimos é que as crianças são o futuro da nossa nação, então nosso objetivo é investir no cuidado infantil e na sua reinserção social de forma qualificada, o que entendemos ser um dos passos mais importantes quando o objetivo é gerar oportunidades que minimizem o cenário de pobreza. Sabemos que lançar esse serviço é uma gota na imensidão que é o mar das vulnerabilidades, mas também estamos cientes de que precisamos começar micro para atingir o macro”, pontua Frei Marx, diretor-secretário do Sefras.


Serviço

Inauguração do Centro de Referência da Criança e do Adolescente
Data: 22 de novembro (terça-feira), às 10h
Local: Sede do Centro de Referência, R. Dom Antônio de Melo, 155, Luz

Informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação da SMDHC
E-mail: smdhcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: +55 (11) 2833-4160/4174/4175/4176 ou 4210