Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial da Brasilândia está em novo endereço

São Paulo conta com oito unidades distribuídas por todas as regiões da cidade

 A unidade do Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial (CRPIR) da Brasilândia está de casa nova. Agora o equipamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) está instalado na Fábrica de Cultura da Brasilândia, na Avenida General Penha Brasil, 2.508. Para marcar a mudança, houve uma roda de conversa com pessoas da região e instituições parceiras do projeto, como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sobre Enfrentamento do Racismo na Vila Brasilândia.

“Estamos aqui para unir esforços, para que esse equipamento atenda e acolha a população, olhando especificamente para a Brasilândia. É muito importante saber quais são as expectativas da população, que negras e negros dessa região tragam sua realidade e que todas as pessoas contribuam com o enfrentamento ao racismo”, disse o coordenador de Promoção da Igualdade Racial da SMDHC, Daniel Almeida dos Santos, na cerimônia de reinauguração.

O CRPIR presta atendimentos especializados de psicólogos, assistentes sociais e advogados que orientam o cidadão em casos de discriminação racial. O serviço também oferece oficinas, debates, ações culturais e outras atividades relacionadas à promoção da igualdade racial, sendo um local permanente de valorização e respeito aos protagonismos negro e indígena no município de São Paulo.

“É importante participar dessa transição. Para nós da universidade é uma oportunidade de se haver com as questões raciais, no cotidiano, desenvolvendo uma extensão universitária. Que possamos festejar esse dia partilhando as possibilidades de enfrentamento ao racismo”, disse Gabriela Gramkow, professora de Psicologia da PUC-SP.

Para além dos serviços disponíveis nos Centros de Referência, a Coordenação atua com três conselhos municipais, de Promoção da Igualdade Racial, de Participação da Comunidade Nordestina e de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa.
Racismo é Crime Denuncie!

Denúncias também podem ser feitas via aplicativo WhatsApp, no número (11) 95585-2475; por telefone, (11) 2558-8896; no Disque SP 156 ou no portal https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=892

Endereços dos Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial.