Prefeitura de São Paulo oferece curso de Língua Portuguesa gratuito para imigrantes

Interessados podem fazer a inscrição nos onze polos de atendimento

 

Na cidade de São Paulo há 11 escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) que oferecem curso de Língua Portuguesa para pessoas acima de 18 anos, que imigraram para o Brasil. Os interessados, independentemente da condição migratória e documental, podem se inscrever diretamente na escola onde querem estudar, em qualquer momento do ano letivo.

O projeto Portas Abertas – Português para Imigrantes, da Prefeitura de São Paulo, promovido pelas secretarias municipais de Educação (SME) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), tem o objetivo de oferecer o ensino da língua portuguesa de forma gratuita e distribuída por todas as regiões da cidade.

“O ensino da Língua Portuguesa é um dos principais instrumentos de acolhimento da população imigrante, permite a inclusão e vida social, a criação e manutenção de relações comunitárias e constitui um caminho para a promoção da cidadania e a garantia no acesso a serviços públicos”, destaca Bryan Rodas, coordenador de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da SMDHC.

O curso é dividido em três módulos – básico, intermediário e avançado. Os encontros são realizados duas vezes por semana, presencialmente. As aulas são ministradas por professores da RME que participaram de formação oferecida por SME e SMDHC.

O conteúdo do curso tem material didático próprio para cada módulo e traz atividades que promovem discussões sobre combate ao racismo, machismo e respeito à diversidade de gênero.
“A Prefeitura de São Paulo valoriza a diversidade e o Portas Abertas é uma importante ferramenta para acolhimento e integração dos imigrantes na cidade”, afirma Fernando Padula, secretário municipal de Educação.
Para se inscrever

A inscrição pode ser feita na escola onde o imigrante pretende frequentar as aulas em qualquer momento do semestre letivo. Ao todo, são onze unidades espalhadas pela capital como polo de atendimento.

Para efetuar a matrícula, basta apresentar um documento de identificação (serão aceitos aqueles emitidos no Brasil ou mesmo no país de origem) e um comprovante de residência. Caso não possua este último, pode ser preenchida a declaração de residência.

Certificação

Para obter o certificado de cada módulo é necessário que os alunos tenham comparecido a pelo menos 75% das aulas durante o semestre. Cada módulo equivale a 90 horas/aula.

Endereço das escolas:

Centro
CIEJA Paulo Emílio Vanzollini (CIEJA Cambuci)
Endereço: Rua Cesário Ramalho, 111 – Cambuci
Telefone: 3208-7820
Zona Norte
EMEF Vereador Antonio Sampaio
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 733 – Santana
Telefone: 2221-5599

EMEF Infante D. Henrique
Endereço: R. Comendador Nestor Pereira, 285 – Canindé
Telefone: 3313-1988

EMEI José Robson da Costa (Bombeiro)
Endereço: R. Monsenhor Paulo Fernandes de Barros, S/N – Jardim Cachoeira
Telefone: 3983-5772

Zona Leste
EMEF CEU Jambeiro
Endereço: Avenida José Pinheiro Borges, 60 Guaianases
Telefone: 2960-2055

CEU EMEF Água Azul (CEU EMEF Profª Nazaré Neri Lima)
Endereço: Av. dos Metalúrgicos, 1300 – Cidade Tiradentes
Telefone: 2282-7671

EMEF Arthur Azevedo
Endereço: Avenida Salim Farah Maluf, 999 – Tatuapé
Telefone: 2941-9022 / 2092-0005

EMEF José Maria Whitaker
Av. Satélite, 688 - Cidade Satélite Santa Bárbara, São Paulo - SP
Telefone: 2919-2397

EMEF Júlio de Grammont
Tv. Meiri, 73 - Jardim Rodolfo Pirani, São Paulo - SP
Telefone: 2751-3175

Zona Sul
EMEF Paulo Colombo Pereira de Queiroz
Endereço: Rua Doutor Abelardo da Cunha Lobo, 348 – Parque Arariba
Telefone: 5511-1640

Zona Oeste
EMEF Des. Arthur Whitaker
Endereço: R. André Saraiva, 860 – Vila Sônia
Telefone: 3742-5772

Mais informações sobre o projeto no site da Prefeitura de São Paulo: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/imigrantes_e_trabalho_decente/programas_e_projetos/portas_abertas/