São Paulo recebe “2ª Festa Cultural de Carnaval Andino”

Evento tradicionalmente reuniu danças, comidas típicas e tradições de comunidades imigrantes que residem na capital.

Nem mesmo a chuva atrapalhou os ânimos dos presentes à 2ª. Festa Cultural de Carnaval Andino (YUNSA 2013), realizada no dia 7 de abril, das 10h às 19h, no Parque do Belém. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania/SMDHC esteve presente, junto ao Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante/CDHIC, à Associação Latino Americana de Arte e Cultura Andina/ALAC e o Consulado do Peru,

Celebrando a aproximação intercultural, esta edição da festa atingiu seus objetivos, reunindo mais de 4 mil pessoas, segundo estimativas do CDHIC (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante), que manteve umaa barraca de informações sobre diversos temas tais como: regularização migratória, Acordo de Livre Trânsito e Residência do Mercosul e direitos dos imigrantes.

 

Dia da Natureza
O termo YUNSA significa Cortamonte. 
Tradicionalmente, é derrubada uma árvore pra dividir os frutos da Mãe-Terra entre seus filhos. Nesse dia, as festas se realizam principalmente nas regiões de APURIMAC, HUANCAYO, CAJAMARCA e em todo PERU. 

 

A importância da Yunsa

Para o Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Rogério Sottili, a organização desse evento é muito importante por ser um momento de encontro e fortalecimento dos direitos das pessoas que vivem nessa cidade. Para ele “na medida em que fortalecemos a cultura dos povos que aqui vivem, nós estamos defendendo também os direitos desses povos.”

O secretário fez uma saudação ao público: “tenho muito que agradecer a todos os imigrantes e aos organizadores da Festa pelo convite, e, em nome da administração do Prefeito Haddad, dizer que nosso compromisso é para que os seus direitos sejam reconhecidos, que a sua cultura seja promovida. Muito obrigado peruanos, muito obrigado brasileiros, migrantes de todas as partes do Brasil e do mundo que aqui vivem” – finalizou. 

Direitos dos Imigrantes
A Yunsa é uma oportunidade singular de integração entre famílias de imigrantes que residem em São Paulo. Os peruanos estão entre os imigrantes com maior presença atualmente em São Paulo, juntamente com paraguaios e bolivianos. Existem demandas políticas como a destinação de uma Praça Pública para exposição permanente de artesanato e culinária peruana (uma das mais conceituadas do mundo) e a inclusão da Yunsa no calendário oficial de eventos culturais do município.

Este ano, a SMDHC está firme na proposta de criar uma Coordenadoria dos Migrantes sob sua responsabilidade, por acreditar que essa parcela da sociedade merece bem mais visibilidade do que tem recebido; bem como maior sensibilização dos brasileiros para a riqueza e diversidade cultural da comunidade andina, peruana e migrante no geral.

YUNSA: 2ª. Festa Cultural de Carnaval Andino, dia 7 de abril

Parque do Belém (Av. Celso Garcia, 2231 – Mooca, São Paulo)