A Coordenação

Saiba mais sobre a CPMig

A Coordenação de Políticas para Migrantes (CPMig) foi criada no âmbito da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, a partir do Artigo 242 da Lei nº 15.764, de 27/5/13. Seu objetivo é articular as políticas públicas migratórias no município de forma transversal, intersetorial e intersecretarial, uma proposta pioneira na cidade e no país.

Criar e implementar a políticas municipais para migrantes e de enfrentamento à xenofobia são ações previstas na meta 65 do Programa de Metas da Cidade de São Paulo 2013-2016. Consulte e acompanhe aqui o andamento destas ações.

Os principais valores e princípios da Coordenação de Políticas para Migrantes são: o reconhecimento da importância dos novos fluxos migratórios para a cidade de São Paulo e dos imigrantes como sujeitos de direitos; a promoção e a garantia de seus direitos fundamentais; a promoção da integração social e cultural mediante o intercâmbio de saberes entre as diferentes comunidades no espaço público; a não-criminalização daqueles que migram e o respeito ao direito de mobilidade.

O trabalho da CPMig é realizado em estreita relação com os movimentos sociais, com universidades e com as várias esferas do poder público, de forma a construir uma cidade que aponte para a cidadania plena e universal.

Conheça todas as principais ações da Coordenação:

Folder de ações em português | Relatório de atividades em português

Folder de ações em inglês | Relatório de atividades em inglês

Folder de ações em espanhol | Relatório de atividades em espanhol

Coordenação de Políticas para Migrantes (CPMig)
Rua Libero Badaró, 119, 7º andar, centro
Tel.: (11) 3113-9821
migrantes@prefeitura.sp.gov.br