Formação de Servidores

Veja como solicitar uma formação para sua equipe

Com o objetivo de assegurar o atendimento qualificado à população imigrante, no âmbito dos serviços públicos municipais, a Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente (CPMigTD) realiza uma série de formações com servidores públicos, equipes técnicas e comunidades migrantes. Na concepção dos conteúdos das formações há dois pilares, preconizados pela Lei Municipal 16.478/2016:

a) Sensibilização para a realidade da imigração em São Paulo, com orientação sobre direitos humanos e dos imigrantes, assim como a legislação concernente;

b) Interculturalidade e línguas, com ênfase nos equipamentos que realizam maior número de atendimentos à população imigrante.

Em 2021, a CPMigTD e o CRAI Oriana Jara realizaram 70 formações e capacitações, que contaram com 1.648 participantes. Entre janeiro e novembro de 2022, foram realizadas 37 formações e sensibilizações que contaram com 1.324 participantes. Em 2023, foram realizadas 97 atividades com a participação de 3.200 pessoas.

Como participar?

A CPMigTD realiza formações periódicas no Espaço Público Aprender Social, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social/SMADS. Para mais informações, entre em contato através do e-mail smads_espaso.cursos@prefeitura.sp.gov.brsmads_espaso.cursos@prefeitura.sp.gov.br.

As turmas serão divulgadas em breve.

Também são realizadas formações em parceria com outras Secretarias Municipais, a exemplo do Programa Portas Abertas, com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Como solicitar?

Interessados em realizar uma formação ou sensibilização (equipamentos públicos, áreas técnicas, gestores, equipes de atendimento e/ou comunidades imigrantes) podem entrar em contato com a CPMigTD pelo e-mail migrantes@prefeitura.sp.gov.br ou com o setor de educação do CRAI Oriana Jara, pelo email educador.crai@sefras.org.br.