Milhares de pessoas são beneficiadas no Islam Solidário

 

 

Um domingo de ações sociais na Vila Guarani, zona sul de São Paulo. Como parte integrante do VI Festival de Direitos Humanos, a FAMBRAS (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil) e a entidade Mohammad bin Rashid Al Maktoum Global Iniciative, dos Emirados Árabes Unidos, promoveram o Islam Solidário.

Entre as 10h e as 15h, milhares de pessoas participaram do evento, que teve exames gratuitos de saúde, como diabetes, colesterol, mama, hepatite e oftalmológico, além de orientações nutricionais e odontológicas. Mais de 250 profissionais atenderam a comunidade. Fez parte também da programação cortes de cabelo, limpeza de pele e quick massage para aliviar tensões musculares.

Para as crianças, muito lazer com a distribuição de doces, pipoca e algodão doce, além de diversão em brinquedos infláveis. Houve ainda atrações de cultura, como a demonstração de capoeira.

A ação solidária contou ainda com o Ônibus Lilás – a unidade móvel de atendimento às mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Lá foram prestados esclarecimentos e suporte às vítimas de violência. Ao fim do evento foram distribuídos três mil brinquedos, mil agasalhos e mil cestas básicas a famílias carentes.

VI Festival de Direitos Humanos

O Festival de Direitos Humanos chegou à sexta edição e é uma atividade realizada no fim do ano pelo Departamento de Educação em Direitos Humanos, da SMDHC. O objetivo é fomentar o debate sobre a dignidade humana na sociedade, com a promoção do diálogo, do respeito, da diversidade e da cidadania e sempre buscando a inclusão de todas as pessoas.

FAMBRAS

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS foi fundada em 1979 pelo Hajj Hussein Mohamed El Zoghbi. A entidade atua nos âmbitos religioso, social, econômico e diplomático, com projetos que visam a divulgação do Islam. A Federação também foi pioneira na implantação do conceito Halal no Brasil, se configurando como a mais importante certificadora do país.

A entidade foi criada com o intuito de fortalecer e unificar as associações muçulmanas atuantes no país para que elas se mantivessem comprometidas com as causas ligadas à comunidade islâmica, como a acolhida aos irmãos necessitados e a manutenção das práticas do Islam.

Nas áreas educacional e assistencial, a FAMBRAS atua de maneira exemplar, tanto em benefício da comunidade muçulmana quanto das comunidades carentes brasileiras, com projetos que propiciam o conhecimento do Islamismo como uma religião de paz e solidariedade.