São Paulo sedia Final Nacional da Copa dos Refugiados

 

 

 

São Paulo foi sede nesta terça-feira (20) da Final da Etapa Nacional da Copa dos Refugiados no estádio do Pacaembu. Vencida pela equipe Malaika, que é a seleção da ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) a partida da final reuniu os vencedores das etapas do Rio da Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. A seleção campeã, formada por imigrantes de várias nações, derrotou Angola nos pênaltis (4x2) depois de empate em um gol no tempo normal.

O torneio contou com a participação de mais de 930 atletas, de 27 nacionalidades, divididos em 41 times. A semifinal foi no domingo (18), no Parque da Aclimação, com disputas entre Níger e Angola, Líbano e Malaika. A competição tem o objetivo de proporcionar a integração social dos imigrantes e refugiados que escolheram o Brasil como sua nova casa.

A Copa dos Refugiados foi disputada pela primeira vez em 2014, idealizada pela África do Coração, uma organização não governamental de refugiados, que conta com apoio institucional da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

A final da Copa Nacional dos Refugiados contou com a presença do prefeito Bruno Covas e dos secretários de Esportes e Lazer, João Farias, do Governo, Julio Semeghini, de Assistência e Desenvolvimento Social, José de Castro, e da Justiça, Rubens Rizeck, da secretária Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, além do secretário de Direitos Humanos e Assistência Social do Rio de Janeiro, João Mendes, e cônsules de vários países.

(Com informações e fotos da Portal da Prefeitura de São Paulo)