Grupo de Trabalho faz quarta reunião para discutir chegada de imigrantes venezuelanos

 

 

Nesta quarta-feira (02), o Grupo de Trabalho “Processo de Interiorização de Imigrantes Venezuelanos no Município de São Paulo” se reuniu para avaliar as ações realizadas até agora e discutir quais questões ainda precisam ser solucionadas e melhoradas antes da chegada da terceira turma de imigrantes, que deve acontecer ainda no início de maio.

A Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, deu início à reunião afirmando que estamos lidando com a maior crise humanitária recente na América Latina. “Alguns movimentos migratórios estão gerando preocupação ao redor do mundo: os sírios se deslocando para países vizinhos e pela Europa, a população de Mianmar migrando para Bangladesh e esta situação que estamos testemunhando – a vinda de venezuelanos para o Brasil. Os olhos do mundo estão sobre nós, sendo crucial desempenharmos nosso trabalho com presteza, dedicação e eficiência”.

Os imigrantes que já chegaram a São Paulo fora acolhidos em quatro abrigos – um da Missão Paz, um do Governo do Estado de São Paulo e dois da Prefeitura Municipal. Eles receberam ofertas para participar de cursos de língua portuguesa e tem acesso a serviços de capacitação, bem como adequação de toda a documentação, para que possam ter acesso aos serviços públicos, adentrar o mercado de trabalho e ser encaminhados a vagas legais.

Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo e da Secretaria Municipal de Relações Internacionais. Estiverem presentes ainda representantes da Cáritas Arquidiciocesana de São Paulo, da Missão Paz, da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social, da Secretaria do Estado da Saúde e da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, além da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR).