Servidores municipais participam de curso voltado ao atendimento aos migrantes

Com o tema Migrantes e Memórias do Atendimento ao Cidadão na Saúde, curso prevê qualificação de 500 AGPPs

Começou na quinta-feira, dia 18, na sede da Escola Municipal de Saúde (EMS), em Santo Amaro, o curso de atualização Excelência no Atendimento ao Cidadão 2014: Migrantes e Memórias do Atendimento ao Cidadão na Saúde. O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e foi construído em parceria com a Coordenação de Políticas para Migrantes da SMDHC. A ação visa formar cerca de 500 Assistentes de Gestão de Políticas Públicas (AGPPs) sobre as questões da mobilidade humana, direitos de imigrantes e refugiados, perfil dos novos fluxos de migração e especificidades em seu atendimento.

A qualificação da atenção aos migrantes por agentes públicos está prevista na Meta 65 do Programa de Metas Municipal e foi uma das principais reivindicações da sociedade civil na 1ª Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes de São Paulo, realizada em novembro de 2013. Seu principal objetivo é garantir o atendimento humanizado e igualitário a todas as pessoas migrantes dentro dos equipamentos públicos da cidade, independente de sua nacionalidade ou situação migratória.

Participaram do encontro 20 facilitadoras, que terão a incumbência de multiplicar o conteúdo para AGPPs de todas as regiões da Cidade até o final deste ano, com especial atenção as seis Supervisões Técnicas de Saúde, selecionadas a partir da distribuição de imigrantes no território paulistano: Sé, Mooca/Aricanduva/Vila Formosa/Carrão, Vila Maria/Vila Guilherme, Penha, São Mateus e Santo Amaro/Cidade Ademar.

A Saúde, considerada prioritária pela comunidade migrante, é somente a primeira área de atuação da meta. Ainda este ano, pretende-se iniciar a qualificação dos servidores da Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a SMADS. Em seguida estão no cronograma projetos de qualificação nas áreas de Trabalho e Empreendedorismo, Educação, Esportes e Lazer e Políticas para Mulheres.