CRAI comemora Dia do Refugiado com rodas de conversa e oficinas

 

 

 

O Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) celebra nesta quarta-feira (20/06), com uma série de atividades, o Dia Mundial do Refugiado. A programação se inicia já de manhã, às 9h, com a roda de conversa “Palestinos: Refúgio e Resistência”. Às 10h30 acontece a oficina “Canções de Si”, apresentando composições musicais com imigrantes e refugiados.

Às 13h é hora de movimento, com a oficina de dança circular Dabke. Logo depois, às 14h, outra roda de conversa – desta vez abordando o mercado de trabalho, as dificuldades e os desafios na inclusão de refugiados. Pra encerrar, às 16h30 haverá a realização de um último bate-papo sobre eleições, violência estatal e grupos armados.

Dia do Refugiado

O dia 20 de junho é celebrado como Dia do Refugiado desde 2001, quando foi aprovado na ONU em homenagem aos 50 anos da Convenção das Nações Unidas relativa ao Estatuto dos Refugiados. Segundo a entidade, a cada 20 minutos uma pessoa no mundo se desloca fugindo de conflitos ou perseguição política. De acordo com dados do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), o Brasil reconheceu até o final de 2017 mais de 10 mil refugiados, sendo que 52% moram em São Paulo.

Confira a programação:

9h-10h30
Roda de Conversa: "Palestinos: Refúgio e Resistência"
Palestrantes: Nour Massoud (CRAI-SP), Melissa Marques (ativista em Diretos Humanos) e Taisa Leonardo (psiquiatra, psicanalista e ativista em Direitos Humanos).

10h30-12h
Oficina “Canções de Si”: Composição Musical com Imigrantes e Refugiados(as)
Mediador: Tiago Nogueira e Julia Campos Florez (Instituto Veredas-USP)

13h-14h
Oficina de Dança Circular Dabke
Artista: Rawaal Sagheer (artista e ativista cultural palestina-síria)

14h-15h30
Roda de Conversa: "Mercado de Trabalho Brasileiro: dificuldades e desafios na inclusão de refugiados"
Palestrantes: Rebeca Duran (CRAI-SP), Marilia Cintra (Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados - PARR), Prudence Kalambay (Congo) e Paulo Illes (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante - CDHIC)

16h30-18h
Roda de Conversa: "RDC Hoje: Eleições, Violência Estatal e Grupos Armados"
Palestrante: Prosper Dinganga Sikabaka (ativista congolês de Direitos Humanos)