Delegação chilena conhece políticas para imigrantes da SMDHC

Grupo do Chile com representantes da Organização Internacional do Trabalho e Fundação Avina visitou o CRAI

O Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) recebeu, na manhã desta sexta (4), delegação composta por representantes do Governo Federal do Chile, de entidades trabalhistas chilenas, da Organização Internacional do Trabalho e da Fundação Avina. A visita teve como objetivo a apresentação das políticas públicas e dos serviços oferecidos para imigrantes e pessoas em situação de refúgio no equipamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Após apresentação e visita às instalações do serviço, Rodrigo Sandoval, Diretor Nacional de Imigração do Ministério do Interior e Segurança Pública do Chile, se reuniu com Felipe de Paula, Secretário de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, para troca de experiências e elogiou as políticas. “A cidade de São Paulo, e particularmente a Secretaria de Direitos Humanos, é uma referência para toda a América no trabalho relacionado ao tema da imigração. O desafio e a problemática da migração não tem a ver com os imigrantes, mas sim com as incapacidades das sociedades que os recebem de não saber aproveitar este potencial. A experiência dos últimos 4 anos de São Paulo [mostra que a cidade] trata os imigrantes como uma oportunidade e não como um problema”.

Em referência à visita ao Chile para intercâmbio de boas práticas e apresentação destas mesmas políticas, o Secretário destacou que foi uma troca. “Os aprendizados que pudemos obter a partir da experiência federalizada de políticas municipais no Chile são muitos. Lá a política foi muito replicada”. Criada em 2013, a Coordenação de Políticas para Migrantes da SMDHC atua de maneira transversal na articulação de políticas para a população imigrante no município de São Paulo. Em julho deste ano foi sancionada a Lei nº 16.478/2016, que consolida a Política Municipal para a População Imigrante e cria o Conselho Municipal de Imigrantes. A Coordenação é também a responsável pelo CRAI.

Em seguida a delegação seguiu para o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) Luz para uma conversa com um grupo amplo, incluindo representantes da SMDHC e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SMDTE), responsável pelo CATe. No encontro foram apresentadas algumas das iniciativas do Centro, que atende e habilita imigrantes à procura de empregos por meio da intermediação de mão de obra, capacitação, registro para seguro-desemprego e outros serviços.