Pesquisa aponta perfil dos frequentadores

Local figura entre os principais pontos turísticos da cidade

São Paulo, 04 de dezembro de 2012 – O Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), apresenta os resultados do primeiro levantamento realizado em um ponto turístico da capital, o Mercado Municipal Paulistano. Foram realizadas 940 entrevistas, no período de 5 a 11 de novembro deste ano, com o apoio da Supervisão de Abastecimento, responsável pela administração de todos os mercados municipais de São Paulo.

A pesquisa mostra que 47,9% dos visitantes são paulistanos e 8,3% residem na Região Metropolitana. Os turistas brasileiros somam 38,8% e os estrangeiros, 5%. A idade média dos entrevistados é de 41 anos. A faixa etária de 30 a 39 anos agrega 27,9% dos respondentes e a faixa etária de 40 a 49 anos, 20,1%.

Com relação à formação, 40,2% têm ensino superior e 15,1% são pós-graduados. A maioria é assalariada, 28,8%, e os profissionais liberais representam 26,1%. A maior parcela dos visitantes, 46,9%, tem rendimento médio mensal entre 5 e 10 salários mínimos.

O levantamento mostra também que a permanência média dos visitantes no Mercado Municipal é de 1 hora e 38 minutos e que cada turista efetua um gasto aproximado de R$ 89,73. A maior parte desse valor é utilizada nas bancas do local e com comida e bebida. Outro dado interessante é que 44,6% dos entrevistados aproveitaram a ocasião para passar em algum outro local no entorno. Dentre eles, 76,4% disseram ter visitado a Rua 25 de Março, 5% foram ao Brás e 2,9% estiveram na Santa Ifigênia, principais centros de compras populares da capital. Vale ainda mencionar que outros dois museus localizados nas proximidades, o Catavento Cultural e o da Língua Portuguesa, e o Theatro Municipal também foram citados.

Questionados sobre a motivação da visita, 39,2% responderam o almoço/ lanche, 24,8% passear e conhecer o local; 17,7% apontaram as compras pessoais, 9% responderam especialidades culinárias e 4,5% compras para negócios. A pesquisa mostra também que 23,1% dos entrevistados visitavam o local pela primeira vez e outros 21,8% vão ao Mercado mensalmente. Prevalece o número de visitantes que visitam o local em grupo: 59,9% estavam acompanhados 2 ou 3 pessoas.

Os usuários também avaliaram o Mercado Municipal. A nota média atribuída ao local foi 8,5. Vale destacar que 84,6% deram notas entre 8 e 10. Os entrevistados ainda elegeram os melhores aspectos do Mercado. Diversidade (34%); bares, restaurantes e gastronomia (21,7%); frutas (12,1%); qualidade dos produtos (7,8%) e beleza do local/ arquitetura (3,5%) foram os cinco itens mais apontados.