Conselho de Desenvolvimento Rural elabora estudo sobre impacto da pandemia do coronavírus na agricultura paulistana

Com a pandemia ocasionada pelo coronavírus, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Solidário e Sustentável de São Paulo – CMDRSS, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou uma pesquisa junto aos agricultores do município, que busca definir estratégias e ações de apoio e suporte para os profissionais do setor da agricultura.

Os estudo indica que a pandemia tem tido um impacto profundo na agricultura do município de São Paulo, tanto ao favorecer determinados circuitos alimentares mais regionalizados e locais, quanto ao restringir a comercialização, fazendo estagnar toda a cadeia produtiva de plantas ornamentais e intensificando problemas que já estavam presentes previamente à pandemia.

No caso da cadeia de plantas ornamentais, a necessidade de atuação do poder público se faz emergencial, de forma a dar suporte aos agricultores e evitar impactos mais profundos com o acirramento da crise econômica e social que se avizinha.
A pressão sobre os horticultores pelo aumento da demanda de consumo mais regionalizado também requer atuação do poder público para dar suporte ao pequeno agricultor, tanto no fornecimento de insumos, no apoio à logística de comercialização e na orientação técnica para aumentar a produtividade e garantir as exigências sanitárias requeridas no período de isolamento social.

O CMDRSS ainda aponta a necessidade de definir um plano de ações emergenciais específicas para os agricultores durante a pandemia, assim como fortalecer as ações que já são realizadas pelo município, como o Programa de Agricultura Urbana e Periurbana (PROAURP). É sugerido maior aprofundamento da pesquisa sobre a realidade dos agricultores da zona norte, da zona leste e da zona oeste da capital.

O conselho indica também que é preciso ampliar o levantamento de informações sobre os agricultores, consolidando um cadastro de unidades de produção agrícola para todas as regiões do município e realizar o monitoramento periódico dos agricultores.

Para a realização do estudo foram entrevistados 148 agricultores representantes das Unidades de Produção Agrícolas (UPA). A coleta de dados foi feita de forma remota (telefone) por técnicos de assistência técnica e extensão rural vinculados ao Projeto Ligue os Pontos, vinculados ao Departamento de Abastecimento e Agricultura da Secretaria Municipal de Subprefeituras e também da sociedade civil.

O estudo pode ser acessado na íntegra clicando aqui

Siga a SMDET nas redes sociais