Moradores do Capão Redondo contam com horta comunitária sem agrotóxicos

Espaço, que produz frutas, legumes e verduras, contou com visita técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Nesta quinta-feira, 30 de maio, a equipe técnica da Cosan – Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, realizou uma visita técnica na horta comunitária Cores e Sabores. Localizada na Escola Estadual Presidente Café Filho, na zona sul da capital, a horta, além de produzir alimentos saudáveis e sem o uso de agrotóxicos, promove aulas de capacitação para quem deseja plantar e cultivar frutas, verduras e legumes.

Coordenada pela ONG Capão Cidadão, a horta possui cultivo de variados tipos de frutas, legumes, verduras, temperos e ervas que são consumidas por quem se voluntaria a cuidar do plantio e também pela comunidade. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, visitou o local para conhecer a infraestrutura e interagir com os agricultores e responsáveis pelo espaço.

“Estamos diante de um programa que possui pilares de sustentabilidade, cidadania, trabalho, integração e também saúde, pois com os conhecimentos obtidos com o cultivo das hortas, os moradores e participantes aprendem a ter uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos. Trabalhos como este devem ser difundidos por toda a cidade”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Para o incentivo de criação e cultivo de hortas urbanas, a ONG Capão Cidadão oferece cursos gratuitos com o objetivo de compartilhar o conhecimento sobre plantio. Os encontros são realizados uma vez por semana e a capacitação é dividida em quatro módulos com duração de 2 meses e meio, cada. Atualmente, alunos da rede pública estadual, moradores da comunidade e beneficiários do POT – Programa Operação Trabalho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, participam da atividade.

“A horta Cores e Sabores é transformadora. Os benefícios são inúmeros, a qualidade de vida de quem integra este projeto certamente melhora muito. As crianças da rede pública de ensino participam das hortas, e quando chegam aqui ficam maravilhadas com o descobrimento de como as plantas são cultivadas. Isso é gratificante. Além do cultivo, o espaço incentiva atividades culturais, como a apresentação de saraus, rodas de conversa e a apresentação de poesias” destaca o vice-presidente da ONG Capão Cidadão, Paulo Magrão.

Além de obter conhecimento sobre segurança alimentar, o cultivo da horta promove benefícios financeiros para os participantes. “Eu trabalho na horta Cores e Sabores há pouco mais de um ano. Minha vida, assim como a de meus filhos e familiares mudou muito, não só no âmbito da saúde, mas também no financeiro. O dinheiro que eu gastava com a compra de frutas, verduras, legumes e até remédios, hoje eu guardo e invisto em outras coisas. E o melhor de tudo: sei que tem qualidade, não há agrotóxicos nem conservantes”, relata a agricultura e moradora da comunidade, Maria Elenilda Silva.

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

 Siga a SMDET nas redes sociais