Coordenador da Cosan faz debate sobre segurança alimentar no Paraná

Por: Damaris Rodrigues

Entre os dias 26 de novembro e 3 de dezembro, o coordenador municipal de segurança alimentar e nutricional, Marcelo Mazeta, realizou uma visita técnica à Usina Itaipu Binacional, localizada na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. A ação foi feita com o propósito de conhecer os encontros temáticos desenvolvidos pelo Programa Cultivando Água Boa, que ocorre há mais de 10 anos na região e avaliar os projetos de recuperação de nascentes.

Durante o encontro, Mazeta falou sobre a política de segurança alimentar, pequenos agricultores, o Plano Diretor Estratégico e a importância da integração com o meio ambiente através da água, além de apresentar o 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN), de São Paulo.

“O motivo desse encontro foi a temática da água, com base na crise hídrica que vivemos capital, durante o ano passado. A ação foi importante para trazermos a experiência do pequeno agricultor do Paraná, que se sente valorizado por produzir um alimento de qualidade e, assim podermos melhorar a condição desses produtos em nossa cidade”, afirmou Mazeta.

Cooperação Técnica - A partir da ideia de integração do meio ambiente e a segurança alimentar, foi criado o termo de cooperação técnica estabelecido pela Itaipu com apoio da Prefeitura de São Paulo, secretarias municipais do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e do Departamento de Educação Ambiental da SVMA, UMAPAZ, para fomentar a política de produção de orgânicos na região e preservar as áreas de mananciais e águas, garantindo a qualidade de vida da população.

Com base nesse documento, foram desenvolvidos na cidade um seminário e cinco oficinas temáticas sobre água e meio ambiente. Os encontros foram ministrados por técnicos da Itaipu e serviram como debate para temas relacionados a implantação de ações ambientais.

Siga a SDTE nas redes