Festa em Parelheiros contará com atividades da Casa da Agricultura

Público terá acesso a diversas atividades como o Festival Gastronômico do Cambuci e a primeira edição da Festa do Produtor Rural

Por: SVMA/Solange Borges

A Casa da Agricultura Ecológica, sob administração da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), estará com quiosque, junto à Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo (Cooperapas) na 8ª edição da Festa das Áreas de Proteção Ambiental
(APAs), na região de Parelheiros. O evento promovido pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) será realizado nos dias 4, 5 e 6 de novembro.

Durante o evento, que é realizado anualmente e tem como principal objetivo mobilizar e sensibilizar a comunidade residente nas APAs sobre a preservação e conservação ambiental, a equipe da Casa da Agricultura fará exposição de plantas como capuchinha e dente de leão, que a maioria da população desconhece que são comestíveis. Também serão demonstrados solos da região e haverá a oportunidade das pessoas trocarem sementes para plantio, em uma feira no local.

Neste ano, a festa comemora o aniversário de duas unidades: a Capivari Monos (15 anos) e a Bororé Colônia (10 anos). Ambas localizadas na zona Sul de São Paulo, elas foram criadas pela prefeitura com o intuito de ordenar o uso do território e propor ações compatíveis com a preservação e conservação da natureza na região.

Serão realizados dois grandes eventos durante a festa: o Festival Gastronômico do Cambuci e a 1ª Festa do Produtor Rural de Parelheiros. O primeiro busca promover os frutos nativos da região como alternativa econômica e sustentável, valorizando os aspectos culturais, ambientais, turísticos e econômicos da área. Fará parte dele a Rota Gastronômica do Cambuci, que une os municípios onde ocorre o fruto a partir da realização de festivais de receitas e artesanato com base no fruto.

A 1ª Festa do Produtor Rural de Parelheiros, por sua vez, estreia nessa edição e busca valorizar a vida no campo e a atividade rural, característicos da região. No Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, por exemplo, cavalgadas e um campeonato de parelhas, tradicional corrida de cavalos que ocorre desde 1900 e deu nome à região.

A Festa das APAs ocorrerá em vários locais simultaneamente e trará grande variedade de atrações. Na praça Júlio César de Campos, no centro de Parelheiros, haverá plantio de árvores, barracas com alimentos típicos, shows e apresentações artísticas. A maioria dos eventos, entretanto, ocorre no parque Nascente do Ribeirão Colônia.

Serão oferecidas diversas atividades, como oficinas de plantio, grafiti e empreendedorismo, CINE Debate Ambiental, entre outros. Para que os participantes possam conhecer mais a fundo as Unidades de Conservação (UC), será promovida ainda uma série de trilhas guiadas, como para o Mirante da Cratera de Colônia, onde acredita-se que tenha caído um meteoro há cerca de 36 milhões de anos.

Programação:

04/11 - Praça Júlio César de Campos – Centro de Parelheiros- das 17h às 21h
-17h às 21h: Festival Gastronômico do Cambuci
- 18h: Plantio simbólico do Cambuci na Praça do Centro de Parelheiros
05/11 - Parque Nascente do Ribeirão Colônia – das 10h às 18h
- 10h: Abertura oficial da Festa
- das 10h às 18h: Festival Gastronômico do Cambuci
- das 10h às 18h: Festa do Produto Rural
06/11 – Parque Nascente do Ribeirão Colônia – das 10 às 18h
- das 10h às 18h: Festa das APAs
- 13h: Cavalgada
- 15h: Campeonato de Parelhas

Local:

4/11, das 17h às 21h
Praça Júlio César de Campo (Centro de Parelheiros)

5 e 6/11, das 9h às 18h
Parque Nascentes do Ribeirão Colônia
Estrada da Colônia, 2500 - Parelheiros (em frente ao Sítio Irmã)

Siga a SDTE nas redes sociais