Conheça o COMUSAN - Participe!!!

Mexendo com a sua Alimentação, sua Saúde e sua Cidade.

Quando uma pessoa nos pede um conselho, relembramos as nossas experiências de vida para dizer algo que possa ajudar a outra pessoa, certo?

Tomadas as devidas proporções entre a experiência pessoal e a experiência usada para decidir sobre o dia a dia de muitas pessoas, assim funcionam os Conselhos Municipais. Você já ouviu falar? Sabe porque são importantes para a comunidade?

Por exemplo: o conselho municipal de segurança alimentar e nutricional - Comusan, deve ser representado por pessoas e entidades que adquiriram experiências no tema e podem colaborar para a formulação de projetos da Prefeitura para melhorar a qualidade de vida das pessoas no seu dia a dia.

O COMUSAN-SP, em dezembro de 2013, através da Lei nº 15.920 foi reconhecido como parte integrante do sistema municipal de segurança alimentar e nutricional e seus membros, a maioria da sociedade civil, poderão elaborar, com a sua colaboração, campanhas que mostrem a importância da alimentação na sua vida e na vida de todas as pessoas da nossa cidade.

Uma vez que todos nós, independentemente de ser conselheiro, de ser político ou envolvido nas associações de bairro, nos alimentamos para viver, temos o direito de conhecer a qualidade dos alimentos e a importância do bom funcionamento do corpo humano.

Convidamos você para conhecer o trabalho do COMUSAN-SP, que é:

- propor, acompanhar e fiscalizar as ações municipais sobre a alimentação, ou a falta dela, da população de São Paulo;

- incentivar parcerias regionais e racionalização dos recursos ambientais;

- propor campanhas para conscientização da população sobre o tipo de comida que consumimos e seus efeitos na saúde;

Dessa forma, o objetivo principal do COMUSAN-SP é que os seus representantes participem ativamente das ações que viabilizem a garantia do direito humano à alimentação adequada, na cidade de São Paulo.

Você já pensou, como as propagandas nos induzem nas escolhas dos alimentos? Como o uso de agrotóxicos nas lavouras causam danos à nossa saúde?

Vamos pesquisar, pensar e tomar as melhores decisões para a nossa saúde? Afinal, os efeitos da má alimentação, às vezes não são refletidos na nossa aparências, mas nas doenças que adquirimos sem nos dar conta de que poderíamos ter evitado, apenas com a alimentação adequada. Pense nisso!

E você?

Comer é algo tão corriqueiro que, muitas e muitas vezes, nem prestamos atenção no ato. Comemos andando, no ônibus, no metrô, em pé num balcão, fazendo tarefas domésticas e, quase sempre, comemos qualquer coisa que mate a fome...nem nos damos conta.

Você já observou que nos últimos anos, grande parte da população brasileira tem sido afetada por doenças decorrentes da alimentação inadequada? Pois é, o número de doenças é bastante extenso e, com certeza, você pensou em algumas delas, como, por exemplo, a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, etc. que estão associadas ao consumo exagerado de alimentos processados, industrializados e pré-preparados.

E os rótulos dos alimentos, você costuma ler? Conhece as substâncias utilizadas na sua fabricação? Sabe quais as conseqüências do consumo dessas substâncias à saúde?

Os alimentos industrializados, processados e semi prontos, recebem uma alta carga de aditivos químicos para que se conservem por tempo suficiente nas prateleiras e geladeiras dos mercados, além de corantes, saborizantes, etc. para dar sabor. Por ai dá pra perceber o quanto a cor e sabor dos alimentos são importantes para a nossa saúde. Pois é, mas estudos comprovam que nossa percepção pode ser enganada, mas o nosso corpo não... daí o grande número de pessoas doentes.

Além disso, as grandes empresas alimentícias produzem comerciais tão lindos, induzindo crianças, jovens, adultos, idosos ao consumo desses alimentos, tão danosos, mas tão gostosos! Outro fator que contribui para o consumo desses produtos é a correria do dia-a-dia das mulheres e homens que trabalham e não têm tempo para se dedicar à preparação das refeições. Essa vida agitada, de todos nós, causou mudanças de hábitos, induzindo a prática de se consumir, cada vez mais, alimentos industrializados.

O câncer, que hoje é aceito como doença banal, tem crescido mais e mais, a cada ano, provocado pelo uso excessivo de agrotóxicos na produção dos alimentos. Como este é um tema que merece cuidado e reflexão, sugerimos o filme “O veneno está na mesa” que ilustra bem sobre a crescente incidência da doença.

Entretanto, algumas doenças são causadas por carência de alimentos ou de nutrientes, por exemplo, a anemia e outras, como a anorexia, a pessoa não se alimenta para alcançar um padrão de beleza autoimposto. E, por último, mas não menos importante, a alimentação relacionada ao desenvolvimento da criança.

E agora?

A Prefeitura elaborará um Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e gostaríamos de contar com a sua participação.

Além das atividades do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional-Comusan, atividades de orientação nutricional serão realizadas em espaços permanentes, veja os endereços abaixo, além de orientação sobre alimentação e produção de alimentos agroecológicos.

Vem!!! Reservamos um lugar na mesa, pra você!