Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional

Unidades do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional

Os Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresans) constituem-se em equipamentos públicos, de caráter comunitário, voltados à implementação da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - PMSAN, consubstanciando-se em espaço de vivência da cidadania, bem como de convivência e participação social.

São atribuições dos Cresans: buscar a garantia do direito humano à alimentação adequada; favorecer a articulação de políticas públicas vinculadas à Segurança Alimentar e Nutricional; facilitar o acesso regular aos alimentos de qualidade para a população em situação de insegurança alimentar; incentivar a alimentação saudável, em quantidade suficiente e de forma sustentável; realizar ações de educação alimentar e nutricional, por meio dos programas e projetos específicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da COSAN; promover a reinserção social, por meio dos programas e projetos, ligados à gastronomia, específicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da COSAN; promover ações de conscientização socioambiental; dentre outros.

Clique aqui e veja o vídeo. 

Endereços e contato:

Butantã

O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Butantã foi criado em março de 2010, por meio do Decreto nº 51.359/2010 e transferido para a SMDET, por meio do Decreto nº 56.776/2016

Vila Maria
O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional de Vila Maria foi criado em outubro de 2016, por meio do Decreto nº 57.368/2016

Estrutura
Ambos os Cresans contam com cozinhas experimentais nas quais são ministrados cursos e oficinas com foco em geração de renda e empreendedorismo tendo como base as oportunidades da cadeia gastronômica.

Nessas cozinhas também são ministrados cursos e oficinas com foco na promoção da segurança alimentar e nutricional, tendo como base as diretrizes dos Guias Alimentares.

Clique aqui e baixe o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos

Clique aqui e baixe o Guia Alimentar para a População Brasileira

Clique aqui e baixe o Protocolo de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na Orientação Alimentar da Pessoa Idosa

É no Cresan Vila Maria que se encontram as instalações do Programa Municipal Banco de Alimentos

Em 2020 o Cresan Butantã passou a contar com um coworking público: Teia Butantã

Trata-se de um espaço compartilhado de trabalho com infraestrutura e o suporte necessários para que empreendedores possam gerar renda e fortalecer seus negócios. O programa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de negócios e a criação de redes de empreendedores locais por meio da criação de coworkings públicos na cidade de São Paulo.

A unidade do Butantã conta com uma horta pedagógica na qual são realizadas dinâmicas com crianças e adultos para disseminar conhecimento nos temas de segurança alimentar e nutricional, consumo consciente, agroecologia, sustentabilidade e compostagem, por meio de minhocário.

As duas unidades recebem o Treinamento de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. O curso é destinado a manipuladores de alimentos e é reconhecido pelo órgão municipal de vigilância em Saúde – Covisa.

Clique aqui e baixe o treinamento

Em tempos de pandemia

Durante a pandemia as oficinas e cursos presenciais realizados nos Cresans foram suspensos.

As Oficinas Culinárias ocorriam semanalmente de forma gratuita e tinham o objetivo de capacitar os participantes com foco na geração de renda e empreendedorismo, possibilitando assim a implantação de um negócio em curto espaço de tempo. Com temas variados as oficinas buscavam atender aos mais diferentes públicos. Em seguida alguns dos temas abordados: marmita saudável, bolo no pote, massas e molhos, nhoque e variação de molhos, colomba Pascal, leites vegetais, rocambole doce, bolo gelado, picles natural, caponatas, produções derivadas de milho, culinária oriental, pães recheados, caldos e sopas, bolos caseiros, utilização integral dos alimentos, dentre outros.

Fique atento e siga o site da Secretaria e a página do Facebook. Em breve as oficinas e cursos retornarão.

Endereços e contato

Cresan Butantã

Rua Nella Murari Rosa, 40 - Jd. Raposo Tavares
Telefone: 11-3326-4115

Cresan Vila Maria
Rua Sobral Junior, 264 Vila Maria Alta
Telefone: 11-2207- 8770

 

Siga a SMDET nas redes sociais