Entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos da zona norte e noroeste participam de reunião com equipe técnica da Cosan

Encontros debateram o combate ao desperdicio de alimentos e a importância da alimentação saudável

 

A Cosan – Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, organização vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho realizou nos dias 4 e 6 de junho, duas reuniões com entidades assistenciais cadastradas pelo Banco Municipal de Alimentos. O encontro promoveu a interação entre os participantes sobre segurança alimentar e aproveitamento integral de frutas, legumes e verduras.

Executados nas zonas norte e noroeste, os encontros contaram com a participação dos nutricionistas do Conselho Reginal de Nutrição – CRN, que destacaram a importância de se ter uma alimentação balanceada. Na oportunidade, as entidades participaram de um debate visando a troca de experiências, ideias e aprendizados. Assuntos como a compostagem, cultivo, plantio e colheita de frutas, legumes e verduras foram pauta da roda de conversa.

Diariamente, o Banco de Alimentos recebe doações de instituições privadas e arrecadações do programa de combate ao desperdício de alimentos. A coleta é direcionada para o Cresan Vila Maria, onde o alimento passa por uma triagem e finalmente é encaminhado para as mais de 300 entidades cadastradas pelo equipamento.

“O objetivo do programa de alimentos é arrecadar frutas, legumes e verduras em feiras livres, mercados e sacolões municipais que estão em boas condições de consumo, mas que não possuem um valor comercial para a venda. Este alimento é encaminhado para entidades assistenciais cadastradas pelo banco de alimentos, fazendo assim a diferença na vida de milhares de pessoas que sofrem de insegurança alimentar”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O Programa de Combate ao Desperdício, lançado em outubro de 2017, promove também a sustentabilidade na cidade, diminuindo o número de lixo orgânico que seria direcionado para os aterros de lixo municipais.

Sobre o Banco Municipal de Alimentos
O Banco de Alimentos da cidade de São Paulo é um equipamento de Abastecimento e Segurança Alimentar e Nutricional. Tem como objetivo adquirir alimentos da agricultura familiar, arrecadar alimentos provenientes das indústrias alimentícias, redes varejistas e atacadistas que estão fora dos padrões de comercialização, mas sem restrições de caráter sanitário para o consumo. Esses alimentos são doados às entidades assistenciais, previamente cadastradas no programa, contribuindo assim no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

A equipe do Banco de Alimentos recepciona, seleciona, separa e analisa a qualidade dos produtos e os entregam às entidades assistenciais. Estas entidades se encarregam de distribuir os alimentos arrecadados à população, seja por meio de refeições prontas ou repasse direto às famílias de baixa renda. Em contrapartida, as entidades atendidas participam de atividades de capacitação e educação alimentar e nutricional.

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais