Supervisão de Abastecimento (ABAST) é responsável por Mercados de Flores

Beleza e qualidade nas flores vendidas nos Mercados de Flores

 Com a chegada do Dia das Mães, uma das opções de presente para essas mulheres fundamentais em nossas vidas são flores, que podem ser encontradas nos chamados mercados de flores da Supervisão Geral de Abastecimento. São cinco pontos regularizados espalhados pela cidade.

 Na zona Oeste, uma opção é a banca de flores na Praça Panamericana, que funciona de segunda-feira à sábado, das 7 às 23h, e aos domingos das 8 às 22h.

Na zona Leste, pode-se encontrar grande variedade de exemplares no Mercado de flores da Vila Alpina, localizada em frente ao Cemitério São Pedro. Totalmente reformado em 2009, o local possui um comércio de espécies diversificadas, organizadas em de 11 boxes cobertos, que garantem produtos com qualidade e preços acessíveis. O funcionamento é de domingo a domingo, das 8 às 17h.

 Alguns boxes, porém, ficam abertos até às 23h. Uma das proprietárias dos boxes, senhora Iracema Xavier comercializa flores no local há 18 anos, e acompanhou a construção do Mercado de Flores. “Nosso trabalho melhorou muito após a construção do mercado. Antigamente estávamos expostos ao frio, chuva. Agora temos nosso espaço”, declara a florista.

 A comerciante Cícera Rosa de Lima, que trabalha no local há 10 anos, concorda com a colega: “Com a construção de um local apropriado, tive um aumento de vendas de 80%. Muitas pessoas não sabiam do comércio de flores nesse local. Agora, com mais visibilidade e organização, as pessoas passam, compram e se tornam clientes fiéis”, comemora Cícera.

 No centro da cidade, diversas espécies são comercializadas em três pontos da região. Um deles está localizado no Largo Santa Cecília, e funciona das 8h às 22h, de segunda-feira a sábado. A Praça João Mendes também possui boxes instalados para a comercialização de flores. São quatro unidades, que funcionam das 7 às 20h, também de segunda-feira a sábado.

O destaque na região central é o comércio do Largo do Arouche. Oficializado desde 1.953, o mercado das flores funciona 24 horas ao dia e, atualmente, passa por uma reforma, com a manutenção do telhado, troca de forro, reparos nas redes de elétrica e de esgoto, além de pintura interna e externa. Em março, as lâmpadas de vapor de sódio (amarelas), da Rua do Arouche, foram substituídas pelo Departamento de Iluminação (Ilume) por lâmpadas de LED (brancas), garantindo maior luminosidade e segurança aos comerciantes e clientes.

 
Datas comemorativas impulsionam as vendas

 
Todos os comerciantes são unânimes em afirmar que em datas comemorativas a venda de flores praticamente dobra, chegando até a mais de 100% de vendas. As espécies mais procuradas são os crisântemos e as begônias em vasos. A variedade, porém, é extensa. Nas bancas o consumidor encontra ainda orquídeas, além de arranjos e buquês. Os preços também atendem a todos e variam, em média, de R$ 10,00 a R$ 80,00.

 

Mercados Municipais também oferecem opções para a data

 
Quem preferir pode aproveitar a compra dos produtos para o almoço de domingo do Dia das Mães e adquirir muitas das opções de espécies oferecidas nas floriculturas dos mercados municipais.

Os mercados municipais Kinjo Yamato, São Miguel, Penha, Central Leste de Abastecimento, Vila Formosa, Guaianases, Pirituba, Santo Amaro, Lapa, Tucuruvi e Ipiranga possuem boxes de floriculturas, com diversas opções para presentear as mães, em comemoração ao seu dia.

O funcionamento das floriculturas obedece aos horários de funcionamento dos Mercados Municipais.

 

Instalações organizadas e oportunidades de trabalho

 
Os Mercados de Flores distribuídos pela cidade são mais uma iniciativa da Prefeitura para regularizar e organizar os comerciantes que trabalham na legalidade, além de oferecer maior facilidade e conforto à população para a obtenção dos produtos.

“Nossa intenção é termos pontos de referência na cidade para estimular a aquisição de flores, não apenas em datas comemorativas, mas em qualquer ocasião, pois elas sempre serão um belo presente”, declara o Supervisor Geral de Abastecimento, José Roberto Graziano.

 

 MERCADOS DE FLORES


Praça Panamericana - Horário: 2ª a sábado, das 7 às 23h. Domingo das 8 às 22h.

Mercado de Flores V. Alpina – Av. Francisco Falconi, 837 Horário: Domingo a domingo, das 8 às 17h

Largo Santa Cecília – Horário: 2ª a sábado, das 8h às 22h.

Praça João Mendes – Horário: 2ª a sábado, das 7 às 20h.

Largo do Arouche – Horário: 2ª a domingo, das 7 às 21h.

Central Leste de Abastecimento - Av. Imperador, 1900. Horário: 3ª a Sábado das 7h às 18h. Domingo das 7h às 13h.

Mercado Municipal Guaianases - Praça Pres. Getulio Vargas s/n°. Horário: 3ª a Sábado: 8h30 às 19h. Domingo: 8h às 13h.

Mercado Municipal Ipiranga – R. Silva Bueno, 2109. Horário: 3ª a Sábado: 8h às 19h. Domingo das 8h às 13h.

Mercado Municipal Kinjo Yamato - Rua da Cantareira, 377. Horário: 2ª a Sábado das 0h às 15h

Mercado Municipal Lapa - Rua Herbart, 47. Horário: 2ª a Sexta das 8h às 19h.
Sábado das 8h às 18h

Mercado Municipal Penha – Av. Gabriela Mistral, 160. Horário: 3ª a Sábado das 8h às 19h. Domingo/Feriado das 8h às 13h.

Mercado Municipal Pirituba - Rua Almirante Isaias de Noronha, 163 – Horário: 2ª a Sábado das 7h às 21h. Domingo/Feriado das 7h às 14h

Mercado Municipal Santo Amaro - Rua Min. Roberto Cardoso Alves, 359. Horário: 2ª a Sábado das 8h às 19h.

Mercado Municipal São Miguel - Av. Mal. Tito, 567. Horário: 2ª a Sábado das 8h às 19h.

Mercado Municipal Tucuruvi - Av. Nova Cantareira, 1686. Horário: 2ª a Sábado das 8h às 19h. Domingo das 8h às 13h.

Mercado Municipal Vila Formosa - Pça. das Canárias, s/nº. Horário: 3ª a Sábado das 8h às 19h. Domingo/Feriado das 8h às 13h



Serviço:
Supervisão de Mercados e Sacolões
Rua da Cantareira n° 390
fone: 3326-3271