Centro de Segurança Alimentar e Nutricional orienta merendeiras sobre aproveitamento integral de alimentos

A oficina capacitou mais de 100 pessoas e integrou a programação da Semana Municipal de Alimentação

       

As Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Educação, realizaram, nesta quinta-feira, 18 de outubro, a capacitação aproveitamento integral de alimentos para 106 merendeiras da rede pública de ensino. A oficina, realizada no Cresan – Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Vila Maria, teve como objetivo ensinar as candidatas a preparar uma refeição saudável com os insumos que normalmente são descartados.

Na ocasião, as participantes aprenderam a utilizar os alimentos de formas diferentes para reproduzirem para as crianças nas escolas. As merendeiras receberam um livro catálogo de receitas, elaborado pelas nutricionistas do Cresan, que ensina o preparo de diversos pratos utilizando insumos que normalmente são descartados, como cascas, folhas e sementes.

Durante a oficina, as presentes executaram uma receita de ratatouille - uma receita do século XVIII - de berinjela e verduras, farofa folhas, verduras e salada. Ao final do encontro, foi entregue um certificado de participação, emitido pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Educação.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a comida desperdiçada no varejo, que representa 17% do total perdido, poderia satisfazer as necessidades alimentícias de mais de 30 milhões de pessoas. Há diversas práticas para diminuir esse desperdício, entre elas o Aproveitamento Integral dos Alimentos (AIA). Essa técnica será apresentada para as participantes, que aprenderão a utilizar insumos como cascas, folhas e sementes na produção de refeições diárias.

Nas receitas preparadas com o conceito de Aproveitamento de Alimentos são utilizados folhas, cascas, entrecascas, talos e sementes, que possuem alto valor nutricional para a produção de bolos, tortas, doces, entre muitos outros pratos. A aula foi ministrada pelos técnicos da ONG Banco de Alimentos, uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a uma alimentação de qualidade.

Ação com crianças
Na última quarta-feira, 17 de setembro, o Centro de Referência do Butantã ofereceu ações de cultivo e plantio para duas turmas de jovens, no período da manhã e da tarde. A atividade foi feita com cerca de 40 crianças do CCA - Centro para Crianças e Adolescentes de São Mateus. Os participantes plantaram sementes na horta local, colheram verduras e legumes, receberam orientações de como é feito o processo de higienização, prepararam os alimentos e depois degustaram o que foi elaborado.


Ação com idosos
Na próxima sexta-feira, 18 de outubro, a unidade do Butantã realiza a Oficina para a Terceira Idade. Durante a atividade, os participantes aprenderão sobre atividades corporais e relaxamentos que ajudam na diminuição de dores, como a muscular. Além disso, os exercícios físicos são essenciais para manter a agilidade, flexibilidade, força e os reflexos.

Na mesma data, os idosos receberão dicas de como ter uma alimentação saudável, os alimentos que possuem mais propriedades nutritivas e exemplos de uma alimentação balanceada.

 

Siga a SMDE nas redes sociais