Diversidade regional nordestina é o tema da quarta etapa de “Flores, Aromas & Sabores da Terra – caminhos brasileiros para o turismo sustentável”

O evento acontecerá nos dias 14 e 15 de maio, das 09h00 às 17h00, no Mercado Municipal Paulistano, com o objetivo de dar continuidade ao projeto, desenvolvido com apoio do Ministério do Turismo, que busca valorizar e divulgar as características específicas de cada uma das cinco regiões brasileiras.

A quarta etapa de “Flores, Aromas & Sabores da Terra” - caminhos brasileiros para o turismo sustentável” irá expor as belezas naturais, a história da gastronomia e a identidade cultural da região brasileira que possui o maior número de estados, nove no total. É o Nordeste, formado por Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Sergipe, Ceará e Rio Grande do Norte.

 A diversidade de costumes e as tradições populares regionais serão transmitidas aos visitantes com uma extensa programação de atividades elaboradas por expressivos talentos da arte floral e da alta gastronomia. Serão demonstrações de arranjos florais, audiovisuais sobre turismo ecoeficiente e sustentável, além de aulas sobre culinária típica.

 A beleza natural do Nordeste poderá ser apreciada nas demonstrações de arte e arranjos florais elaboradas pelo renomado artista floral brasileiro Jab Pasolini. Talentosos e criativos, Jab e outros artistas florais irão revelar segredos e técnicas para criação de belos arranjos com exemplares da flora nativa nordestina.

Com coordenação e supervisão de Jorge Monti, chef-diretor da ABAGA – Associação Brasileira da Alta Gastronomia, as aulas de culinária serão um show “à parte” de aromas e sabores. Os participantes irão conferir as receitas especiais de entradas, pratos principais e sobremesas típicas preparadas pelos renomados chefs brasileiros Marcelo Pinheiro e Washington Ronda, além de Rafael Barros, um dos mais importantes confeiteiros da América Latina.

O delicioso Chambaril Guisado com Couscus de Legumes do Pernambuco; os Camarões com Purê de Jerimum da Caatinga Nordestina e o Sururu à base de leite de coco, estão entre as iguarias que poderão ser degustadas durante as aulas de gastronomia.

A quarta etapa de “Flores, Aromas & Sabores da Terra” – caminhos brasileiros para o turismo sustentável” acontecerá em São Paulo, com duração de dois dias no Mercado Municipal. É um evento integrante do projeto que já apresentou, nos anos de 2009 e 2010, o panorama das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; e continuará em mais uma etapa para expor a região Norte brasileira.


Programação

14/05 - Sexta-feira

09:00 as 12:30 - Culinária da Caatinga Nordestina
Estados: Sergipe, Paraíba, Maranhão e Piauí

13:00 as 16:30 - Culinária dos Engenhos e das Casas Grandes
Estados: Paraíba, Pernambuco e Alagoas

15/05 - Sábado

09:00 as 12:30 - Culinária Litorânea Nordestina
Estados: Bahia, Ceára, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Maranhão

13:00 as 16:30 - Culinária Ribeirinha do São Francisco
Estados: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas


SERVIÇO:
Quarta etapa de “Flores Aromas & Sabores da Terra – caminhos brasileiros para o turismo sustentável”

Vagas Limitadas
A participação é gratuita. Increvam-se por email thsfeiras@thsfeiras.com.br ou pelo telefone (11) 3845-0828