Sem Água, Sem Comida

Operação Mão Dupla: ganha o agricultor e ganha o consumidor

 

A falta de chuva e o forte calor ocorrido nos últimos meses em São Paulo, estão afetando a produção de hortaliças e causando diversos transtornos aos produtores do município. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo, até agora choveu apenas 192 milímetros dos 266 que eram esperados para este mês. Essa falta de chuva obriga os produtores a utilizarem uma maior quantidade de água na irrigação, encarecendo os custos de produção e o valor final dos produtos. A falta de chuvas, as altas temperaturas e o ar seco têm impedido o desenvolvimento das mudas e perdas de produção.

A maior região paulistana produtora agrícola localiza-se na zona sul, no entorno de um importante reservatório de água, o sistema Guarapiranga, que abastece 30% da população da nossa cidade e o uso excessivo deste recurso para a agricultura, agravará ainda mais a reserva já comprometida pela estiagem.

Como solução para minimizar esses problemas, a Supervisão Geral de Abastecimento, criou a OPERAÇÃO MÃO DUPLA. A operação consiste em otimizar a assistência técnica já prestada pelos nossos engenheiros agrônomos aos agricultores, priorizando as técnicas focadas no uso da água para que não ocorram prejuízos e dificuldades na produção, culminando na falta de produtos e conseqüente aumento de preços de alimentos, além da manutenção de níveis adequados dos reservatórios de água da região.

A OPERAÇÃO MÃO DUPLA seguirá durante todo o período de estiagem com visitas individuais da equipe técnica nas propriedades, bem como a promoção de palestras, cursos e dias de campo.