Mercado Municipal Paulistano encerra a Rota do Cambuci

Programação conta com shows, degustação e prêmio de sustentabilidade

Nos próximos dias 19 e 20 de outubro o mercado municipal Paulistano recebe a Rota Gastronômica do Cambuci. O evento encerra o circuito, ralizado em sete municípios - São Paulo, Rio Grande da Serra, Santo André, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Paraibuna e Caraguatatuba – que se unem para o fortalecimento da importância do fruto e o investimento em um Arranjo Produtivo Sustentável, para comercialização de produtos como a polpa do Cambuci, diversificação dos cultivos e geração de renda

Fruto da Mata Atlântica, o cambuci representa oportunidades para a produção agroecológica, o comércio justo e o resgate da cultura e do turismo. Sua rota já acontece há cinco anos no Estado de São Paulo.

A programação conta com degustação de produtos à base de cambuci como chutney, cocada, cachaça, licores e geleias, roda de conversa com os produtores locais presentes no evento, entrega do Prêmio Cambuci Sustentável a pessoas que fazem a rota acontecer, e show com a banda Lyra, de Santo André, com mais de 70 anos de história (a apresentação acontece no domingo, às 13h).

 

Potencial e desafios

O Cambuci é uma fruta em formato octogonal, com sabor agridoce, rico em vitamina C e agentes antioxidantes, que retardam o envelhecimento e fortalecem o sistema imunológico. Sua polpa pode ser usada tanto para curtir a cachaça como para produzir doces, sucos, bolos, trufas, geléias e chá. Por ser uma espécie nativa das vertentes da Serra do Mar Paulista, sua valorização implica em oportunidades de conservação da floresta e em modelos de produção agroecológicos, sem o uso de agrotóxicos e integrados ao meio ambiente local.

O evento acontece no espaço de alimentação (torre B) do mercado municipal Paulistano, na Rua da Cantareira, 306. Sábado das 9h às 18h e domingo das 9h às 16h.