Alimentação Infantil é tema de discussão

Profissionais da área de Saúde discutem ações sociais e políticas públicas no combate da obesidade infantil

 Obesidade e sobrepeso na população infantil. A partir desse tema, a COVISA – Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma discussão no dia 16/8, na sede do Conselho Regional de Enfermagem.
O evento contou com a presença do assessor da Supervisão Geral de Abastecimento e presidente do COMUSAN – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Edgar William dos Santos, convidado para debater o tema.
O objetivo da ação, destinada a profissionais da rede de saúde, foi promover a reflexão e identificação de causas relacionadas ao sobrepeso e obesidade infantil e na população em geral.
A apresentação do filme “Muito Além do Peso”, produzido pelo Instituto Alana, organização que atua na proteção aos direitos da criança, abriu a discussão. Representando o Instituto, a Dra. Ekaterine Karageorgiadis destacou as ações promovidas pela entidade, através de ações que garantam a proteção social do público infantil.
O Presidente do Comusan ressaltou a importância da intervenção do Estado na questão relacionada à alimentação infantil. O empenho do Conselho concentra-se na construção de uma política pública de alimentação nutricional.
O presidente destacou as ações promovidas pela Supervisão Geral de Abastecimento para viabilizar tal ação. Programas como incentivo à produção local, orientação técnica e desenvolvimento de mercado para a comercialização de produtos cultivados através da agricultura familiar são algumas das práticas já adotadas pela Supervisão. O conceito de alimentação vai além da nutrição e envolve diretamente a sociedade, seus valores e sua relação com o meio ambiente e o primeiro passo será colocar em prática a Lei Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional proposta pelo COMUSAN. “ A cidade tem urgência de transformações, para que a população possa garantir seu direito enquanto consumidor e cidadão”, finaliza.