Banco de Alimentos promove reunião com entidades assistenciais

Representantes de entidades beneficentes da zona Leste de São Paulo foram recebidos, na manhã do dia 14 de maio, terça, na sede do Banco de Alimentos, para a apresentação da nova equipe gestora, dos projetos e das ações, além de informações sobre a atualização de cadastro. Este foi o primeiro de uma série de seis encontros, agendados entre 14 e 16 de maio, promovidos pela nova gestão para receber as entidades. O cronograma atenderá em dois períodos, manhã e tarde, as entidades por região de atuação, norte, sul, leste e oeste.

Após o café da manhã oferecido aos participantes e apresentação da equipe de trabalho, o Supervisor Geral de Abastecimento, João Carlos Alves, esclareceu aos presentes as novas diretrizes do Banco. Os trabalhos incluem, além da distribuição de alimentos, ações de Segurança Alimentar e Nutricional, que remetem ao princípio básico do acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, além de acompanhamento e cursos de formação para os integrantes das famílias beneficiadas.

Uma contrapartida foi colocada para as entidades, que terão que oferecer cursos para os beneficiários sobre reaproveitamento de alimentos e informações nutricionais para controle de obesidade.

Para fomentar as atividades do Banco de Alimentos, estabelecendo os princípios da Segurança Alimentar e Nutricional, a estrutura será ampliada. Atualmente, a cidade conta com apenas uma unidade do Banco de Alimentos, na Vila Maria Alta, para atendimento de toda a cidade de São Paulo. A ampliação garantirá, além da modernização do prédio atual, mais três novas unidades, distribuídas em todas as regiões da cidade.

Outra medida da nova administração é o estabelecimento de convênios com o Governo Federal, em programas que incentivem a agricultura familiar, inserindo pequenos produtores no processo de aquisição e doação de alimentos.
Segundo João Carlos, as entidades parceiras do Banco têm um papel fundamental, “Nosso compromisso vai além da distribuição de alimento; engloba desenvolvimento social, profissional e educacional. E isso será possível graças às parcerias firmadas com as associações”, afirma o Supervisor Geral de Abastecimento.