Conpresp aprova tombamento de imóveis na Mooca

O Conpresp - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico - aprovou hoje, dia 17, o tombamento do conjunto de sete antigas fábricas e galpões ferroviários situados ao longo da Rua Borges de Figueiredo, na Mooca. Entre os imóveis protegidos pela medida estão o antigo Moinhos Gamba, atual Moinho Eventos, projetado entre 1909 e 1938, e o conjunto de armazéns da antiga São Paulo Railway, construídos entre 1898 e 1900.

A medida reconhece o valor histórico e arquitetônico desses edifícios, e pretende contribuir para a valorização do bairro da Moóca, cuja história remonta ao processo de industrialização da cidade e que ainda concentra remanescentes de conjuntos industriais e assentamentos operários do início do século 20.

Além do tombamento das edificações localizadas no perímetro formado pela Rua Borges de Figueiredo, Rua Monsenhor João Felipo, Avenida Presidente Wilson e Viaduto São Carlos, o Conselho também regulamentou futuras construções no entorno do conjunto tombado. A exemplo do ocorrido nas imediações do Parque da Independência, no Ipiranga, foram estabelecidas alturas máximas que variam de 25 a 30 metros para construções, de acordo com a localização.

Ainda estão em processo de tombamento a antiga instalação das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (Rua Borges de Figueiredo, 680 a 828) e a antiga fábrica da Antarctica (Rua Borges de Figueiredo, 251 a 367).